segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Segunda-feira - esse dia chato



Quando era pequena não entendia o porquê das pessoas tanto reclamarem das segundas-feiras. Todas as vezes que ouvia expressões como “é segunda-feira, não ligues”, “podíamos passar de segunda para terça-feira”, e outras que tais, pensava, “não entendo, a embirração contra este dia, que para muitos é o primeiro da semana, mas que, na verdade, é o segundo”.

Hoje, já começo a entender essas frases que, tantas vezes, me intrigaram,  me levaram a pensar e a tentar perceber o mal que a desgraçada da segunda-feira teria feito à maioria da população.

As segundas-feiras são mesmo chatas, mesmo não falando, não tendo sentimentos, elas conseguem mexer connosco.

Parece sina…À segunda-feira sinto-me mais sensível, o tudo e o nada afectam-me, deixam-me triste, nostálgica...

Uma palavra fora do contexto, um pequeno desentendimento, uma coisa qualquer, são tudo motivos para desabar, para me sentir mal-disposta.

Hoje sinto-me assim, sensível, pensativa, desiludida, sem motivos aparentes para tal, ou melhor, sem nenhum motivo que venha acrescentar algo ao que tem sido até agora, mas hoje, segunda-feira, sinto-me “coiso” (como dira o outro).

O nosso cérebro é de facto incrível e não nos facilita, nem um bocadinho, a vida. Ele é que decide no que pensamos, como agimos, quando choramos, quando rimos. Como é possível, o nosso cérebro mandar num todo que é bem maior que ele?

Na verdade, se analisarmos bem, e não precisamos de grande concentração, percebemos que as segundas-feiras afinal não tem culpa nenhuma do nosso estado de espírito, o problema é que o nosso querido cérebro, selectivo e inteligente que é, aproveita o fim-de-semana para esquecer o que não importa e concentrar-se apenas no bom, no que nos faz bem e depois, quando a realidade regressa, a cada segunda-feira, altera o nosso sistema nervoso.

Apesar do sol brilhar, do céu estar azul, o que é certo é que é segunda-feira…. e se é segunda-feira é dia de estarmos trombudos, mal-dispostos e sensíveis q.b. ao tudo e ao nada!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário