terça-feira, 14 de julho de 2009

Celoricense faz 2000 mil quilómetros entre França e Portugal para alertar para o problema da Trissomia 21

Cerca de 2000 quilómetros é quanto um Português vai fazer a correr numa maratona entre França e Portugal numa campanha solidária, com o objectivo de angariar fundos para pessoas portadoras de deficiência.
A aventura começa já amanhã, em Romilly, no norte de França, e vai terminar em Rego, no concelho de Celorico de Basto, se tudo correr bem a 15 de Agosto.
A NFM foi conhecer o homem que decidiu embarcar na aventura que o vai trazer a Portugal como anualmente, mas desta vez a correr e não de carro.
Paulo Mota é atleta, mas o que o move neste desafio de correr a distância que o separa do país de acolhimento até à vila natal é muito mais que o desporto. Pai de uma criança com trissomia 21, o atleta decidiu partir à aventura de forma a arranjar fundos para ajudar pessoas iguais ao filho e também para alertar para a necessidade de dar mais condições aos portadores de deficiência.
Para conseguir os objectivos principais da prova – angariação de fundos – o atleta vai tentar arranjar patrocínios por onde passar.
Vão ser 30 dias a correr, numa média diária de 65 quilómetros, uma prova que vai ser acompanhada por dois ciclistas e um automóvel.
Apesar de ter noção de que os deficientes são cada vez mais aceites na sociedade, Paulo Mota diz que ainda há muita discriminação, nomeadamente por parte das entidades oficiais que não apoiam devidamente estas pessoas. Por isso, juntamente com mais de 200 voluntários, Paulo Mota trabalha no projecto de criação de um centro de saúde para deficientes mentais, na cidade onde vive.
Paulo Mota parte para a estrada já esta quarta-feira e espera completar os dois mil quilómetros que separam Romilly, em França, de S. Bartolomeu do Rego em 30 dias.


Fonte: NFM

Sem comentários:

Enviar um comentário