quinta-feira, 14 de maio de 2015

Valores o que são no mundo de hoje?



Valores, educação e informação. Três palavras que podem parecer insignificantes, mas que, na verdade, são o fio condutor da sociedade, são a base do crescimento do ser humano, o alicerce do mundo.

Hoje, onde estão esses três conceitos? Onde os podemos encontrar? Quem os tem? Quem os deve transmitir?

A cada dia que passa, somos confrontados com notícias que nos entram casa dentro, de violência desmedida, de pais que matam filhos, de filhos que agridem pais, de crianças que são violentadas pelos progenitores, de jovens que se agridem gratuitamente, sem motivo aparente, muitas vezes, apenas e só, para se afirmarem como lideres e fortes….Enfim, um sem número de situações que nos fazem ficar perplexos, mas já conformados, com o que se passa por aí, às vezes tão perto de nós.

A culpa é de quem? Foi a pergunta que mais se ouviu, esta quarta-feira, depois do vídeo de agressões entre jovens, que se tornou viral nas redes sociais.

Já li e ouvi muitas opiniões, mas considero que o problema reside na falta de valores e, acima de tudo, de educação.

Hoje vivemos numa sociedade onde a educação se faz com ofertas de tablets, telemóveis de gama alta e outros aparelhos informáticos para colmatar a falta de tempo e afeto para com os filhos.

Vivemos num tempo, numa era, em que o ritmo de vida é demasiadamente acelerado, em que os pais saem de casa bem cedo, “despejam” os filhos na escola, e regressam à noite  para os rececionar como se de uma encomenda se tratasse.
Cansados de um dia de trabalho, chegam a casa e cada um segue a sua “vida”, não há tempo para conversar, para perguntar “como correu o dia” ou simplesmente “se está tudo bem”.

Às crianças dão o tablet ou uma qualquer consola para que se entretenham e não chateiem que o dia foi longo e há ainda umas coisas para fazer em casa. Aos mais velhos, já nem é preciso dizer nada, estes chegam, metem-se no quarto no computador, sendo acordados para o mundo, com um “vamos jantar”.

Não há tempo para se conhecerem, nem sequer vontade de partilhar, de aconselhar e dar nas “orelhas” se preciso for.

Depois, deparamo-nos com situações como a que vimos hoje. Sim, não será única, haverá tantas outras espalhadas por esse país fora…

Esta situação pode não dar em nada, no entanto, este vídeo, daquelas meninas que acharam piada a bater no jovem indefeso, esta projeção, é mais um alerta para a sociedade que temos, para os jovens que estamos a formar e que serão o futuro do país.

É isto que queremos? Será este o caminho para o nosso país, para a nossa sociedade?
Quando era pequena, se fizesse uma asneira, levava um tabefe, fosse dos pais ou do professor e ouvia “para a próxima levas mais”. Hoje se isso acontece, ouve-se “vai ser acusado de maus tratos”.

Não sou apologista do “bater”, mas sempre ouvi dizer que “uns bons tabefes na hora certa nunca mataram ninguém”.

Levei alguns dos meus pais e na escola primária, e quê, sou menos por isso? Foi violência? Não sei,. Sei que fizeram-me crescer e aprender os valores e as responsabilidades da vida.

O que aconteceu hoje, deve fazer os pais e os educadores refletir sobre a forma como estão a preparar as crianças para o futuro.

O acompanhamento permanente é fundamental – Vale a pena pensar nisto.

Sem comentários:

Enviar um comentário