domingo, 19 de fevereiro de 2012

É hora de brincar ao Carnaval




É hora de brincar ao Carnaval e esquecer os Passos Coelho, os Vítor Gaspar e os Álvaro Santos Pereira…
Por uns dias, esqueçamos o que nos faz mal e concentremos as nossas energias nas risadas que damos, na alegria e na boa disposição.
Tenhamos em atenção, que são estas pequenas coisas que nos dão força para encararmos o que nos aguarda no dia seguinte, de forma mais resistente e com mais vontade de vencer.

Mais do que nunca o carnaval deve ser encarado como uma data importante. Porquê?
A razão é simples, o carnaval é a época do ano onde tudo é perdoado, onde mesmo aqueles mais rígidos, aqueles que, no dia-a-dia, são incapazes de soltar um sorriso, o fazem.
O carnaval é, para muitos, um bom dia para descomprimir, para serem aquilo que gostavam, mas não são, para darem azo à sua imaginação e se mascararem dos seus opostos, para criticarem quem lhes mete a mão ao bolso, enfim, serve para, num dia, serem o que lhes dá na real gana.
Confesso que gosto do carnaval, sempre que posso mascaro-me, (vá também é fácil: basta trocar os elásticos).
Agora a sério, gosto do carnaval porque sou alegre, bem-disposta e este é o dia ( e a noite), em que não há lugar a má disposição, onde só há animação e muitas gargalhadas.
Neste ano, particularmente difícil para os portugueses, penso que o carnaval faz ainda mais sentido e a razão é simples, quem vive o carnaval, ao menos esquece, por um dia, as agruras da vida, o défice, os números do desemprego, as contas da casa, do carro, enfim…
Não resolve, é certo, mas revigora e dá força para que, na quarta-feira de cinzas, se comece a semana com mais força e mais vontade de dar a volta aos problemas.
Se não olhemos para o Brasil. São conhecidas as dificuldades que enfrentam diariamente, dificuldades sociais e económicos, mas, por estes dias, todos saem à rua, sem excepção, sem se olhar a cor, raça ou idade.
É uma época onde reina a boa disposição, onde todos trabalham afincadamente e unidos para que no dia, o sambodromo seja mais e melhor…. Os problemas que cada um enfrenta, a violência, a fome, o desemprego, tudo é esquecido por altura do carnaval!
Nesse sentido, e numa clara critica ao executivo central, para mim, não faz grande sentido que o governo português tenha cortado a tolerância de ponto na terça-feira, (embora entenda, tendo em conta a medida implementada de retirar quatro feriados)…
No entanto, numa altura em que todos andam stressados, em que só se pensa em como será daqui para a frente, onde os dias são passados a fazer contas, a pensar nos problemas, na troika, na economia e nas finanças, porquê não dar um dia para esquecer isso e libertar todas as más energias?
Este carnaval, certamente não me vou mascarar, trabalho nesse dia e não poderei aproveitar, mas para quem tem essa oportunidade, que a aproveite, que é uma forma de dar um pontapé (nem que seja pequenino) à crise e esquecer, por umas horas, aqueles que, todos os dias, à hora de almoço e de jantar, fazem questão de entrar pelas nossas casas dentro, naquela caixinha mágica que dá imagens, para nos lembrar que há uma divida, que não é de ninguém, mas é de todos, para pagar e nos dão a conhecer mais uma medida de austeridade.
Vamos brincar ao carnaval e esquecer aqueles senhores que estão tipo Pide a ver o que andamos a gastar, para ver onde podem cortar mais e mais….ainda se ao menos cortassem gorduras, como estão sempre a dizer… pronto, eu ainda poderia ser beneficiada, assim, não me parece!!!

Bom carnaval!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário