segunda-feira, 11 de abril de 2016

“Terra Justa” em terra da justiça



Pelo segundo ano consecutivo, tive o privilégio de participar na iniciativa “Terra Justa” que se realizou em Fafe.
O evento que tem como finalidade alertar consciências para as causas e valores da humanidade, voltou a mostrar que, quando todos querem, o mundo conspira para dar certo.
As atenções desviaram-se, durante uma semana, para o Minho e que bem que soube ver, uma terra pequenina como Fafe ser o centro da atualidade.
Este ano, discutiu-se o tema que mais tem feito pensar a Europa e o mundo – os refugiados e que bom foi assistir a conversas de café e conferências em que os intervenientes falaram de um drama mundial que poucos conhecem e que muitos criticam.
Durante quatro dias, passaram por Fafe pessoas ligadas às causas e valores, com destaque, para mim, para Tareke Brhane, um jovem que está na Europa há alguns anos, mas que, como tantos milhares, um dia fugiu da Eritreia, foi vendido por traficantes, passou por coisas que nós, os que vivemos confortavelmente no nosso país, nem sequer imaginamos.
Mas, confesso, que apesar de ter gostado de todo o programa, sem dúvida, o que mais me chamou a atenção, foi a homenagem às “Enfermeiras Paraquedistas” – mulheres que, por altura da guerra colonial, deixaram as suas famílias, e foram para o campo de batalha socorrer quem precisasse de ajuda.
Sinceramente e assumo a minha ignorância, nunca tinha ouvido falar destas senhoras, vanguardistas para a época que levavam a ajuda num paraquedas.
Foi um dia cheio de histórias que tive o privilégio de ouvir daquelas mulheres que fizeram da ajuda humanitária o seu trabalho, daquelas que viram o sofrimento dos que lutavam para não morrer. Vi nos olhos delas, a dor ao recordar o que por lá viram, mas a alegria de saberem que tinham sido importantes num período da nossa história.
Por isso, pelo menos para mim, o “Terra Justa” é de extrema importância, deixa-me mais culta, faz-me pensar, meditar e agita os meus medos e receios.

Uma iniciativa que me orgulho de fazer parte desde o primeiro momento!


Sem comentários:

Enviar um comentário