segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Felgueiras continua a ser notícia pelas piores razões

O nome "Felgueiras" há muito que faz parte do quotidiano dos portugueses. É raro o dia em que os media não falam deste pequeno concelho, do distrito do Porto. Seria motivo de rogozijo para os felgueirenses se fosse pelas melhores razões, no entanto, há vários anos, que esta localidade é vista e falada pelos piores motivos. Primeiro, foram as notícias sobre os elevados números de trabalho infantil, que abriram muitos telejornais e fizeram capa de jornal. Depois, quando este problema parecia ultrapassado, "Felgueiras" voltou a ser manchete de jornais e notícia de abertura dos telejornais. Felgueiras concelho e Felgueiras apelido. A "fuga" da presidente de Câmara, depois de ter sido acusada de vários crimes, o conhecido processo do Saco Azul, voltou a levar o concelho e as suas gentes aquém e além fronteiras. Depois de dois anos em terras de Vera Cruz, Felgueiras decidiu regressar e foi recebida em apoteose, pelos conterrâneos, numa cena digna de, mais uma vez, abrir telejornais. Nos últimos tempos, o tema tem sido abordado pelos media, mas de uma forma mais branda, que chega a passar despercebida.
Agora, sem esperar, os felgueirenses viram-se novamente nas "bocas do mundo", este fim-de-semana, depois da notícia da fuga de seis detidos do Estabelecimento Prisional de Guimarães. Sim, é verdade, dois deles residiam em Felgueiras, antes da detenção. Recorde-se que no passado sábado, seis reclusos da cadeia de Guimarães, conseguiram fugir, depois de manietarem três guardas, com ferros que retiraram de cadeiras e acabaram por ferir um guarda, que teve de receber tratamento hospitalar. Os reclusos aproveitaram a hora da medicação, para controlar o guarda que os vigiava, tendo pouco depois detido um segundo guarda, que se aproximou do grupo. Um terceiro guarda prisional, que se encontrava na portaria, foi agredido, tendo os fugitivos levado a sua arma, antes de se porem em fuga na carrinha que fazia a entrega das refeições. Dois dias depois, o fugitivos continuam a monte e as autoridades acreditam que o grupo se dividiu «uma vez que são naturais de concelhos distintos».
Mas será que Felgueiras não vai deixar de aparecer nos Órgãos de Comunicação Social pelas piores razões?! Já é tempo de fazer coisas em condições para que o nosso nome seja noticía, mas pelo melhor...

Sem comentários:

Enviar um comentário