sexta-feira, 30 de abril de 2010

Casa do Risco borda toalhas para celebração de missa Papal no Porto

A 15 dias da vinda de Bento XVI à Invicta, onde vai celebrar uma eucaristia na Avenida dos Aliados, o trabalho intensifica-se para que nada falhe.

Na Casa do Risco, em Felgueiras, as duas bordadeiras responsáveis pela preparação das cinco toalhas que vão ser usadas na celebração, não têm mãos a medir, para que tudo esteja pronto e nada falhe da sua parte. Para bordar estas peças são necessárias cerca de 300 horas, 80 delas só para a toalha do Altar.

Emília Magalhães já não é estreante nesta matéria, já foi quem bordou uma toalha oferecida pela autarquia a João Paulo II, numa visita ao Vaticano. No entanto, a mulher de 48 anos, bordadeira há mais de trinta – desde que saiu da escola – diz que “é sempre um grande orgulho trabalhar num projecto tão importante e com tanta visibilidade como este”.

Em frente, com os olhos postos no pano branco que começa a ganhar forma, a bordadeira Ana Carolina, também com 32 anos de experiência e 48 de vida, revela que é a primeira vez que faz um trabalho tão significante e está ansiosa para ver o produto resultante de tantas horas de trabalho.

A ver o trabalho destas mulheres, está Paula Santos, técnica da Casa do Risco e autora dos desenhos que começam a ganhar forma no pano branco de linho. À NFM, a responsável explica que se trata de um desenho simples, baseado no bordado do Vale do Sousa, mas com uma característica que o identifica com a igreja.

Para Paula Santos, a realização destes trabalhos é também considerada como um veiculo de promoção do melhor que se faz em Felgueiras, e em particular na Casa do Risco, instituição ligada à autarquia, e onde trabalha desde a sua fundação em 1997.

As bordadeiras gostariam de ir ao Porto no dia da celebração para ver o produto do seu trabalho, mas, segundo Emília Magalhães, ainda não há certezas.

Refira-se que das cinco peças feitas pelas bordadeiras da Casa do Risco, a toalha da sacristia vai ser oferecida pelo município ao Santo Padre, as restantes ficarão na Casa de Vilar, na Diocese do Porto.

FOnte: Rádio NFM

Sem comentários:

Enviar um comentário