segunda-feira, 22 de março de 2010

João Paulo II e Bento XVI dão mote a conferência em Felgueiras

>> Aura Miguel, editora de assuntos religiosos da Rádio Renascença, participa em conferência para falar das suas experiencias enquanto correspondente no Vaticano


“Mostrar as actuais preocupações do Papa e sublinhar as inovações introduzidas com o pontificado de Joao Paulo II, que criou um novo estilo de ser papa, fazendo a ligação com o seu sucessor Bento XVI”, é o que se propõe a fazer Aura Miguel, no próximo dia 26 de Março, numa conferência, promovida pela vigaria de Felgueiras, na Biblioteca Municipal.
A editora de assuntos religiosos da Rádio Renascença, que acompanhou Joao Paulo II, em 51 viagens, e Bento XVI, em 13 (todas as que fez até hoje), vem a Felgueiras, na próxima sexta-feira, falar de dois pontificados diferentes, mas com o mesmo sentido – as preocupações com a fé cristã.
Em declarações ao EXPRESSO DE FELGUEIRAS, Aura Miguel explica que com esta conferência pretende partilhar algumas das suas experiências em mais de 20 anos de trabalho junto do Vaticano, nomeadamente nas visitas papais, um pouco por todo o mundo. “O que pretendo com esta conversa, é partilhar a minha experiência no acompanhamento das visitas papais, que me dão uma perspectiva diferente sobre a realidade da igreja, os desafios que a ela se colocam e a maneira como o Papa responde a esses desafios e aponta caminhos”, explica a jornalista, revelando ainda que apesar dos dois papas serem muito diferentes, ambos apontam caminhos válidos para responder aos desafios que a fé tem pela frente. “Um papa e outro são muito diferentes, quer na personalidade, quer no estilo, no entanto, no essencial, é muito interessante ver como um e outro respondem a esses desafios que a fé enfrenta no mundo de hoje”, frisa.
A oportunidade servirá também para Aura Miguel traçar algumas linhas sobre o que será a visita de Bento XVI a Portugal. Tendo em conta as preocupações de Bento XVI no que respeita à fé dos crentes da Europa, a jornalista lembra que o Papa dedica o ano de 2010 a visitas à Europa, sendo que em Portugal, vai estar quatro dias, no próximo mês de Maio. “O Papa dedica este ano à Europa e aos seus problemas. Como é sabido, ele tem dito por muitas vezes que se a Europa não mudar o rumo, diluir-se-á e poderá ficar reduzida aos livros de histórias”, explica, lembrando que a Europa e as suas gentes são uma das grandes preocupações de Bento XVI. “As grandes preocupações do Papa prendem-se com um estilo de cristianismo que se vive na Europa, muito acomodado e cansado, onde falta brilho e um aprofundamento das razões da fé e Portugal não escapa a este problema”, recorda.
Na ocasião, Aura Miguel vai ainda desvendar alguns dos gostos pessoais de João Paulo II e Bento XVI. Ao, levanta a ponta do véu e revela algumas das preferências de Bento XVI. “Nessa noite, vou partilhar algumas das coisas que não se conhecem da pessoa de Ratzinger do seu dia-a-dia, dos seus gostos pessoais, como por exemplo, como gosta de gatos, como descansa a tocar piano, e muito mais, a par dos seus ensinamentos”, concluiu.
A conferência intitulada “João Paulo II e Bento XVI, vivencias de uma jornalista, realiza-se na próxima sexta-feira, dia 26 de Março, no auditório da Biblioteca Municipal pelas 21H30.



FONTE: EXPRESSO DE FELGUEIRAS

Sem comentários:

Enviar um comentário