quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Bispo do Porto satisfeito com paróquias de Várzea e da Pedreira




Depois de três dias nas paróquias de Várzea e da Pedreira, o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, fez um balanço positivo e salientou o empenho e trabalho realizado pelo pároco e pelas duas comunidades.
No sábado, presidiu à celebração da dedicação do altar da igreja da Pedreira, um momento presenciado por um igreja cheia de fiéis. Na ocasião, D. Manuel Clemente salientou a importância da vivência cristã e a necessidade das pessoas perceberem a relevância de Deus, num mundo cada vez mais adverso.
Na celebrção, que contou com ritos próprios, par além da dedicação, foram ainda crismados os jovens que terminaram o 10º ano da catequese no ano passado, numa celebração que ficará para a posteridade, como salientaram as pessoas que estiveram presentes na eucarístia.
Depois da celebração, o momento foi de confraternização, num jantar no salão paroquial, com mais de 250 pessoas presentes.
Dedicação da Igreja de Várzea encheu igreja
No domingo, o Bispo do Porto presidiu à cerimónia de dedicação e benção da Igreja de S. Jorge de Várzea, que foi alvo de uma reestruturação profunda e que a tornou única no país. Uma celebração cheia de simbolismo e emoção, quer por parte do padre Abílio que reforçou, com grande emoção, que se tratou "da obra mais importante em 25 anos", quer por parte dos paroquianos que não se cansaram de tecer elogios a uma obra que muito os orgulha. Na cerimónia que durou cerca de duas horas e meia, foram ainda confirmados 28 jovens.
No final da celebração, houve ainda tempo para o padre Abílio Barbosa agradecer a todos os que fizeram possível a concretização da obra, agradecendo aos paroquianos e também ao arquitecto Fernando Coelho e ao escultor Paulo Neves, presentes na missa.
Depois da cerimónia, foi tempo de confraternização, num almoço que juntou cerca de 270 pessoas, no salão paroquial de Várzea.
O almoço serviu ainda para apresentar um documentário sobre a igreja, desde a sua construção, em 1970, até à grande revolução em 2008. Na tarde de domingo, houve ainda tempo para os discusos da presidente da câmara de Felgueiras e do presidente da junta de freguesia de Várzea.
Na sua intervenção, Fátima Felgueiras salientou o trabalho do pároco ao longo de 25 anos. "Temos de dar os parabéns à paróquia, mas principalmente ao padre Abílio que fez duas comunidades vivas e activas, sempre a trabalhar em prol de um objectivo comum", referiu.
As bodas de prata paroquais terminaram com o cantar dos parabéns e a distribuição do bolo por todos os que se quiseram juntar á festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário