O mosteiro de Pombeiro vai acolher, no fim-de-semana de 27 e 28 de Março, o Festival de Pão-de-ló, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal, em parceria com a Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Rota do Românico.
A pensar nas potencialidades turísticas e económicas do produto característico do concelho, um doce que conta já com séculos de história, a organização pretende dar mais visibilidade ao pão-de-ló e trabalhar para que este seja um produto certificado. Inácio Ribeiro, presidente da câmara de Felgueiras, recorda que a reflexão sobre a certificação do pão-de-ló já foi feita em tempos pela Associação Empresarial, mas acredita que agora com “uma maior agregação de vontades e valores será mais fácil”.
“Era importante darmos passos sólidos, firmes e consistentes no sentido de trabalharmos para que seja atribuído ao pão-de-ló a certificação de qualidade.
Este será um dos primeiros passos nesse sentido”, revelou o autarca, referindo ainda que com este certame a autarquia pretende ainda promover os valores do concelho.
“Este festival é mais uma forma de promover os valores culturais e económicos do concelho. Para nós é fundamental reunirmos vontades, valores e tradições em torno de um produto tão nobre como o pão-de-ló e promovermos o nosso turismo, o nosso mosteiro de Pombeiro”, salientou, destacando o local onde se vai realizar a mostra - o Mosteiro de Pombeiro - um dos monumentos inseridos na Rota do Românico.
Apesar de se tratar da primeira mostra anual do género, Inácio Ribeiro não tem dúvidas que este é apenas o início de um ciclo e que se vai tornar numa das referências a nível turístico na região e no país. De resto da mesma opinião partilha o responsável pela entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal, Júlio Meirinhos, que na apresentação oficial da mostra, salientou as potencialidade de um produto de excelência.
“O pão-de-ló pode ser uma forma bem interessante e atractiva de fazer trabalhar, fazer negócio e trazer turistas a Felgueiras”, frisou, lembrando as vantagens económicas para a região.
“O turismo é um motor da economia de excelência, faz girar milhões de pessoas. Ora usando o pão-de-ló podemos trazer turistas a Felgueiras que vão gerar mais receitas para o concelho”, disse, apelando a todos os felgueirense que participem no certame.
O Festival do Pão-de-ló está integrado nos fins-de-semana gastronómicos, uma iniciativa da Turismo do Porto e Norte de Portugal.
À iniciativa aderiram 13 restaurantes de Felgueiras, que têm para oferecer aos visitantes cabrito assado no forno, além do pão-de-ló.
Fonte: Expresso de Felgueiras: http://www.expressofelgueiras.com/v2/noticia.asp?cod=2866
Sem comentários:
Enviar um comentário