quarta-feira, 29 de abril de 2015

O que somos e de onde viemos



Muito se fala em liberdade, por estes dias, e nos direitos adquiridos depois daqueles homens, vestidos a rigor, terem lançado mãos à obra, que é como quem diz, terem tido a coragem de fazer deste nosso Portugal, um país livre.
 Uma liberdade que nos veio trazer coisas boas, que nos veio mostrar o mundo com outros olhos.
Os meus pais contam-me, muitas vezes, o quão era difícil viver nessa altura, em que Salazar controlava tudo e todos. Conta o meu pai, que tem 13 irmãos, que se dividia uma sardinha por três e uma cama dava para muitos, conta a minha mãe a mesma história. E como é hoje?

Hoje, temos outras dificuldades, outros problemas e, se calhar, o mesmo nível de pobreza, mas agora - acho - mais uma pobreza de espírito, mais perigosa, se calhar. Estamos habituados a tudo do bom e do melhor, a não dar um passo a pé, a ter tudo com a maior das facilidades. Sim, a liberdade também veio trazer facilitismo e comodismo, mas, mesmo assim, foi o melhor que podia acontecer a um país que vivia condenado à sua condição de submisso, onde o povo não era livre de dizer o que pensava ou fazer o que queria.

Somos sem dúvida um povo heroico de uma nação valente e imortal, como nos lembra o hino nacional. Somos um povo conquistador e aventureiro, embora, às vezes, nos esqueçamos disso.
Hoje, as coisas não estão fáceis, a vida é complicada. Os que, como eu, nasceram depois dessa revolução de cravos (até nisso somos nobres, não precisamos de tiros, nem mortes), não sofreram as represálias de um governo totalitário, de um governo fascista, mas, os relatos dos nossos pais e avós são bem reveladores do que sofreram aqueles que nasceram antes desse abril de 74.

Podemos dizer que estamos mal (e não é mentira), mas considero que ganhamos muito, que devemos lutar por manter essa liberdade, essa vontade daqueles que lutaram por um Portugal melhor, por um país de pessoas livres e com vontade de mostrar o que de melhor temos e fazemos.

Nunca nos esqueçamos de quem somos, do nosso país, do nosso passado, do nosso presente e preparemos um futuro melhor!