sexta-feira, 30 de abril de 2010

Casa do Risco borda toalhas para celebração de missa Papal no Porto

A 15 dias da vinda de Bento XVI à Invicta, onde vai celebrar uma eucaristia na Avenida dos Aliados, o trabalho intensifica-se para que nada falhe.

Na Casa do Risco, em Felgueiras, as duas bordadeiras responsáveis pela preparação das cinco toalhas que vão ser usadas na celebração, não têm mãos a medir, para que tudo esteja pronto e nada falhe da sua parte. Para bordar estas peças são necessárias cerca de 300 horas, 80 delas só para a toalha do Altar.

Emília Magalhães já não é estreante nesta matéria, já foi quem bordou uma toalha oferecida pela autarquia a João Paulo II, numa visita ao Vaticano. No entanto, a mulher de 48 anos, bordadeira há mais de trinta – desde que saiu da escola – diz que “é sempre um grande orgulho trabalhar num projecto tão importante e com tanta visibilidade como este”.

Em frente, com os olhos postos no pano branco que começa a ganhar forma, a bordadeira Ana Carolina, também com 32 anos de experiência e 48 de vida, revela que é a primeira vez que faz um trabalho tão significante e está ansiosa para ver o produto resultante de tantas horas de trabalho.

A ver o trabalho destas mulheres, está Paula Santos, técnica da Casa do Risco e autora dos desenhos que começam a ganhar forma no pano branco de linho. À NFM, a responsável explica que se trata de um desenho simples, baseado no bordado do Vale do Sousa, mas com uma característica que o identifica com a igreja.

Para Paula Santos, a realização destes trabalhos é também considerada como um veiculo de promoção do melhor que se faz em Felgueiras, e em particular na Casa do Risco, instituição ligada à autarquia, e onde trabalha desde a sua fundação em 1997.

As bordadeiras gostariam de ir ao Porto no dia da celebração para ver o produto do seu trabalho, mas, segundo Emília Magalhães, ainda não há certezas.

Refira-se que das cinco peças feitas pelas bordadeiras da Casa do Risco, a toalha da sacristia vai ser oferecida pelo município ao Santo Padre, as restantes ficarão na Casa de Vilar, na Diocese do Porto.

FOnte: Rádio NFM

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Portagens avançam já a 1 de Julho

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, anunciou, esta tarde, que as portagens vão começar a ser cobradas a partir de 1 de Julho.

A cobrança de portagens nas vias SCUT’s (Sem Custos para o Utilizador) é uma das medidas previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) aprovadas hoje em conselho de ministros e vai abranger, conforme anunciado anteriormente, as concessões Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata.

As outras duas medidas do PEC hoje aprovadas foram a tributação em 20% das mais-valias da bolsa e a criação do novo escalão de IRS de 45% para rendimentos superiores a 150 mil euros.

As propostas seguem agora para a Assembleia da República.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Incêndio destruiu fábrica de urnas na Lixa

Um violento incêndio destruiu na madrugada de hoje uma fábrica de urnas funerárias na Lixa, no concelho de Felgueiras.

O alarme foi dado para os bombeiros da Lixa, cerca das 3h25. No local estiveram 25 bombeiros das corporações da Lixa, Felgueiras e Amarante.

À NFM, José Campos, comandante dos Bombeiros da Lixa, explicou o cenário que os bombeiros encontraram quando chegaram ao local.

O comandante explica que o cenário é desolador, o interior da fábrica ficou completamente destruído. No entanto, os bombeiros conseguiram salvar das chamas algumas viaturas que estavam nas imediações e madeiras que estavam no exterior das instalações.

O incêndio foi extinto cerca das cinco da manhã, mas os bombeiros mantiveram todos os meios no local até às sete da manhã… neste momento mantêm-se no local duas viaturas e vários bombeiros para evitarem reacendimentos.

A GNR vedou todo o perímetro da fábrica e aguarda-se neste momento a chegada de uma equipa da Polícia Judiciária.

Refira-se que a empresa conhecida na cidade da Lixa como “Globale RC”, situadas no lugar do Cruzeiro, na freguesia de Borba de Godim, empregava 49 pessoas.

Podologista aconselha cuidados com os pés aos peregrinos de Fátima

A poucos dias de muitos peregrinos rumarem em mais uma peregrinação a Fátima a pé, e tendo em conta os cuidados a ter com os pés para quem vai fazer dezenas de quilómetros em pouco tempo, o salão paroquial de Várzea vai ser palco, na próxima quarta-feira, de um seminário, onde os peregrinos terão oportunidade de esclarecer algumas dúvidas e obter alguns conselhos sobre os cuidados a ter durante a caminhada.
Tendo em conta o elevado número de peregrinos que anualmente ruma a Fátima por altura das comemorações das aparições de Maio, e sendo que de Felgueiras são muitos os crentes que o fazem, com este seminário, que contará com a presença do podologista Miguel Oliveira, pretende-se mostrar a importância do pé numa caminha desta natureza e alertar para os problemas que uma ferida mal curada, por exemplo, pode trazer para o peregrino.
Esta acção de formação/sensibilização poderá ainda estender-se a todos aqueles que, com a chegada da Primavera e do tempo quente, fazem caminhadas diárias pelas ruas das freguesias.
De resto, refira-se que os problemas causados em longas caminhadas, como é uma peregrinação a Fátima, preocupam cada vez mais os profissionais de podologia, tendo levado a CESPU, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário, através das suas clínicas em Gandra, no concelho de Paredes, e em Vila Nova de Famalicão, a proporcionar, até ao final deste mês, uma consulta gratuita de podologia dirigida a todos aqueles que vão a Fátima a pé, durante o mês de Maio.


Fonte: EXPRESSO DE FELGUEIRAS

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Um morto e um ferido grave em acidente em Felgueiras

Uma jovem de 18 anos morreu ontem ao inicio da noite na sequencia de um acidente, na rotunda de acesso à A42, na freguesia de Várzea, no concelho de Felgueiras . O acidente aconteceu cerca das 20H00 e envolveu duas viaturas. A vítima do acidente que ficou encarcerada ainda foi assistida no local pelos Bombeiros de Felgueiras e por uma equipa do INEM, tendo sido transportada para o Hospital Padre Américo, em Penafiel, no entanto não resistiu aos ferimentos. Deste acidente resultou ainda um ferido grave.
O homem que terá provocado o embate terá fugido a pé, mas já foi entretanto identificado pela GNR e está a ser procurado.

O trânsito esteve condicionado durante mais de duas horas para remoção e limpeza da via.

A vítima mortal era secretária num escritório de advogados.

Entretanto, também ontem, mas na Lixa, três mulheres de 51, 65 e 73 anos, foram atropeladas numa passadeira. As vitimas foram assistidas no local pelo Bombeiros da Lixa e transportadas para o Hospital de Penafiel.

O condutor ficou no local a aguardar a chegada das autoridades e foi ele quem chamou os bombeiros para prestar auxílioàs vítimas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Associação Portuguesa de Direito ao Consumo com delegação em Felgueiras

O concelho de Felgueiras deverá ter em breve uma delegação da Associação Portuguesa de Direito ao Consumo, uma delegação que irá funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Os pormenores da instalação deste serviço em Felgueiras ainda não são conhecidos, no entanto a delegação da APDC deverá trabalhar em articulação com este estabelecimento de ensino superior que integra a rede de escolas do Instituto Politécnico do Porto e com a Câmara de Felgueiras, através do seu gabinete de apoio ao consumidor. Cristina Freitas, da Associação do Consumidor, explica que Felgueiras será um dos concelhos contemplados com uma delegação da associação, no entanto, os pormenores da contratualização só serão adiantos a meio do mês, durante das jornadas do consumo que se realizarão em Felgueiras.

A responsável explica ainda a importância de um espaço desta natureza para o concelho e para os consumidores.