quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Movimento contra as portagens nas scut organiza amanhã um buzinão

O Movimento Conjunto de Contestação às Portagens organiza, amanhã, um “buzinão” em vários concelhos abrangidos pelas SCUT Costa da Prata, Norte Litoral e Grande Porto.
Na A42, os protestos vão concentrar-se em Lousada e Paços de Ferreira, com buzinões agendados para as 17:30 e 18:30 horas, respectivamente. Os presidentes de câmara dos municípios servidos pela A41 e A42 pediram, recorde-se, uma audiência ao Governo para discutir esta questão, mas até agora não houve respostas. Também o movimento cívico nunca recebeu qualquer resposta ao pedido de reunião feito ao ministro das Obras Públicas.
José Rui Ferreira, o porta-voz do Movimento, revela que estão previstas acções de protesto nas três SCUT que o Governo pretende portajar.
O porta-voz do movimento considera que este é o momento de mostrar ao Governo o sentimento das populações em relação às SCUT, apelando a uma grande participação nas acções de amanhã.
Em cada concelho, a hora e o local do buzinão foram definidos pelas comissões de utentes locais em função do fluxo de trânsito. No Porto, o buzinão será na rotunda AEP, a partir das 8 horas, em Lousada a concentração está anunciada para as 17:30 e uma hora depois será em Paços de Ferreira.

Fonte: Rádio NFM

Câmara de Felgueiras dedica fim-de-semana à juventude

As portas da câmara municipal de Felgueiras vão abrir-se durante o fim-de-semana aos jovens do concelho. Trata-se da iniciativa “Juventude na Mente”, um actividade promovida pelo pelouro da Juventude da câmara municipal local e que tem como objectivo, para além de promover um espaço de debate e reflexão, perceber a realidade do concelho em termos de juventude e, através das ideias deixadas durante o fim-de-semana, criar politicas que serão materializadas mais tarde, com a constituição do Conselho Municipal da Juventude, como explica à NFM, João Sousa, vereador da juventude na autarquia.
Da iniciativa, o destaque vai para o debate de sábado à tarde, onde vai ser analisada a realidade do actual momento em termos de medidas para a juventude e avaliadas as dificuldades existentes. Mas para além do debate, haverá muitas actividades lúdicas durante o fim-de-semana.
O vereador espera a participação de muitos jovens, no entanto recorda que mais que o número interessa a o debate de ideias, já se trata de uma iniciativa acima de tudo de reflexão.

FONTE: NFM

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Projecto Green Tic Watt da Escola Profissional de Felgueiras distinguido nas Olimpíadas da Energia e Alterações Climáticas

O projecto de cinco alunos da Escola Profissional de Felgueiras, Green Tic Watt, recebeu o Galardão de Ouro, nas Olimpíadas Nacionais da Energia e Alterações Climáticas, realizadas no passado sábado, em Viana do Castelo, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.
Da escola de Felgueiras estiveram a concurso dois trabalhos, o Green TIC Watt o Dangerous World, projectos que ficaram entre os cinco mais votados, num concurso na internet promovido por aquela associação e que foram à finalíssima.
O Green Tic Watt, desenvolvido por cinco alunos da EPF, é um trabalho composto por quatro projectos distintos com um objectivo comum – “preservar o ambiente”.
António Faria, um dos responsáveis pelo projecto explica que agora o vão continuar a aperfeiçoar o trabalho realizado até agora e, no futuro, gostariam de ver o fruto do seu trabalho reconhecido no mercado.
Refira-se que para além do Green Tic Watt que venceu o Galardão de Ouro, da Escola Profissional de Felgueiras participou ainda na finalíssima destas Olímpiadas um outro projecto, o “Dangerous World”, que recebeu uma Menção Honrosa.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Felgueirense na Madeira conta momentos de pânico vividos no sábado

Continua a marcar a actualidade a tragédia que se abateu sobre a Madeira. Segundo o balanço oficial há 42 mortos, sendo que o número pode aumentar nas próximas horas já que há 32 pessoas desaparecidas.
As equipas de socorro continuam hoje as operações para retirar o entulho e água dos parques de estacionamento de três centros comerciais do Funchal, onde poderão estar vítimas do temporal na Madeira.
O esvaziamento das caves que servem de parque de estacionamento dos centros comerciais é uma operação que envolve bombeiros, equipas cinotécnicas e de mergulhadores da Marinha.
Os trabalhos de remoção de entulhos e pedras de estradas continuam também na baixa do Funchal e nos concelhos da Ribeira Brava e Ponta do Sol.

Esta manhã, a NFM falou com uma felgueirense que está a viver há quatro anos no Funchal. Lurdes Simão recorda os momentos de pânico vividos no sábado.
Lurdes Simão explica que ainda que na sua família não há qualquer vitima a lamentar, mas recorda que o marido escapou por pouco a uma enxurrada.
Hoje o dia está melhor, mas na ilha teme-se o pior para os próximos dias.
Lurdes Simão foi para a Madeira há quatro anos com o marido, viver com a filha que foi colocada no arquipélago para dar aulas. Em quatro anos, nunca se tinha deparado com nada igual.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Bombeiro de Felgueiras esteve no Haiti


Reportagem para ler no EXPRESSO E DE FELGUEIRAS:

http://www.expressofelgueiras.com/v2/noticia.asp?cod=2808

Presidente de Junta de Sernande, Felgueiras, está desaparecido desde quarta-feira

O presidente da Junta de Sernande, em Felgueiras, está desaparecido desde a manhã de quarta-feira, altura em que foi visto pela última vez pela família. O autarca do PS, de 43 anos, contabilista, casado e pai de duas filhas, saiu de casa para tratar de assuntos profissionais e não voltou, mantendo sempre o seu telemóvel desligado. A preocupação da família aumentou quando Eugénio Costa não regressou a casa para passar a noite, o que não é normal.
A GNR foi ontem oficialmente informada da situação pela família de Eugénio Costa. Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento de Felgueiras desdobram-se em diligências para tentar localizar o autarca. A Brisa já informou a família que foi detectada a passagem da viatura de Eugénio Costa nas portagens de Fafe, Caíde de Rei (Lousada) e Vizela, esta por volta das 2h30 de ontem. A GNR está a tentar visionar as cassetes de vídeo que gravaram a passagem da viatura pelas referidas portagens para determinar se o veículo estaria a ser conduzido por Eugénio Costa.
Contactada pela NFM, esta manhã, fonte da GNR disse que até ao momento ainda não tem qualquer informação sobre o paradeiro do autarca.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Felgueirense ganha carnaval no Brasil – Unidos da Tijuca conquistam título de melhor escola de samba do Brasil

Um felgueirense distinguiu-lhe no carnaval do Brasil… 74 anos depois, os Unidos da Tijuca conquistam o título de melhor escola de samba do Rio de Janeiro. O último título tinha sido alcançado em 1936.
Nos últimos dez anos, a escola foi vice-campeã por duas vezes (2004 e 2005).
Recorde-se que o presidente da Unidos da Tijuca é um português, natural da Lixa, e radicado na cidade maravilhosa há 45 anos.
Fernando Horta partiu para o Brasil, com apenas 12 anos de idade, mal sabia ele o sucesso que viria a obter em terras cariocas quando desembarcou, acompanhado da irmã mais velha, para se juntarem aos pais já ali emigrados.
Hoje, Fernando Horta não só é dono de uma loja de decoração e arte, como é proprietário de duas fábricas de vidro e uma rede de lojas, além de se dedicar ao comércio de automóveis.
Apesar de estar completamente enraizado no Brasil, Fernando Horta continua a manter ligações a Portugal, onde tem vários negócios no sector dos vinhos.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vandalismo em árvores no concelho de Felgueiras avaliado em 100 mil euros

Mais de 200 árvores, localizadas nos passeios da avenida de São Domingos, que dá acesso ao monte de Santa Quitéria foram vandalizadas. A denúncia é feita pela câmara municipal de Felgueiras, que fala em “atitudes incivilizadas e criminosas”, que estão a prejudicar o erário público municipal.
Segundo a autarquia, os prejuízos rondam já os cem mil euros. Por isso, a Câmara Municipal de Felgueiras apela à colaboração de todos os munícipes na preservação natural do concelho.

Noite de Carnaval acabou mal para jovem – GNR da Lixa deteve indivíduo depois de desacatos em Felgueiras

A GNR da Lixa deteve ontem um homem de 23 anos, por estar na posse de um bastão extensível e por conduzir com uma taxa de álcool de 1,15, depois de um desacato entre dois grupos de jovens, em Caramos, no concelho de Felgueiras.
Dois grupos de jovens envolveram-se numa discussão durante a madrugada de carnaval e pararam os carros para discutir.
A conversa se transformou-se numa zaragata em plena via pública. Vários jovens terão sofrido pequenos ferimentos mas, até ontem, nenhum tinha apresentado queixa na GNR, nem pedido assistência médica aos socorros locais.
O alerta foi dado à GNR por um morador da freguesia que se apercebeu dos confrontos…
Antes da chegada da GNR os jovens fugiram, mas os militares já tinham dados sobre os veículos em que seguiam.
A poucos quilómetros do local dos confrontos, a GNR localizou uma das viaturas suspeitas. O condutor tentou logo desfazer-se do bastão extensível, mas os guardas acabaram por apanhá-lo em flagrante e com uma taxa de álcool que veio agravar o crime de posse de arma ilegal.
O indivíduo já foi presente a tribunal, saiu em liberdade e o caso baixou a inquérito.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vânio Sousa esteve em missão no haiti

Destruição, morte e tristeza no olhar das pessoas numa cidade sem rei nem rock – foram as realidades que acompanharam Vânio Sousa, bombeiro de Felgueiras, durante as duas semanas que esteve no Haiti.

O bombeiro da Força Especial, mais conhecida por canarinhos, que é também voluntário na corporação de Felgueiras, foi um dos que durante 15 dias não teve mãos a medir na ajuda a um povo e a um país devastado pelo sismo de magnitude 7,0 na escala de Ritcher.

Ouça aqui a reportagem de Aureliana Gomes, com sonoplastia de Liliana Costa:

http://radionfm.wordpress.com/2010/02/09/vanio-sousa-esteve-em-missao-no-haiti/

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Felgueiras reclama obras viárias urgentes após "desilusão" do PIDDAC

O presidente da Câmara de Felgueiras, Inácio Ribeiro, lamenta que durante anos o concelho tenha sido esquecido pelo Governo e reclama um conjunto de obras na rede viária “prioritárias” há muito prometidas.
Com 600 mil euros inscritos no PIDDAC, Felgueiras reclama mais investimento, nomeadamente na acessibilidade à Lixa por via rápida.
Após as recentes declarações do Ministro das Obras Públicas a propósito da suspensão de inúmeras obras rodoviárias, o autarca, Inácio Ribeiro, teme que o momento seja delicado, mas considera que é chegada a hora de compensar Felgueiras.
O autarca manifestou ainda a sua total oposição a uma eventual introdução de portagens na A42.


FONTE: Rádio NFM, 89.2

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Aqui está mais uma vez Felgueiras na Comunicação Social

VEREADOR NA CÂMARA MUNICIPAL DE FELGUEIRAS, ADJUNTO NA DE GUIMARÃES

Entre os novos Adjuntos e Secretários que compõem o elenco da presidência e vereação municipal (ver caixa), destaca-se o Adjunto do vereador César Machado, Bruno Carvalho. Isto por se tratar de um caso sui generis. É que Bruno Carvalho é Adjunto na Câmara Municipal de Guimarães e Vereador na Câmara Municipal de Felgueiras, embora sem pelouro atribuído. Segundo o NG apurou junto da autarquia felgueirense, Bruno Carvalho, que no anterior mandato foi Vereador com pelouro na Câmara Municipal de Felgueiras, voltou a integrar nas últimas eleições autárquicas a lista do “Movimento sempre Presente”, encabeçada por Fátima Felgueiras. Contudo, desta vez, a lista saiu derrotada, mas Bruno Carvalho foi eleito vereador, tomou posse e exerce a função de vereador da oposição. De resto, apurou o NG, quinzenalmente, às quartas-feiras, o Vereador assiste às reuniões do executivo felgueirense.
Acrescente-se que na autarquia de Felgueiras, no mandato anterior, Bruno Carvalho, filho de António Pereira, ex-vice presidente da Câmara Municipal de Felgueiras (substituindo Fátima Felgueiras na presidência), foi responsável pelo pelouro doDesporto, Água e Saneamento.
Na Camara Municipal de Guimarães é, como referimos, Adjunto do vereador César Machado, que recorde-se, tem poderes atribuídos nas áreas do Departamento de Fiscalização, Contencioso; Polícia Municipal e Comissão Arbitral Municipal.

Fonte: Notícias de Guimãrães

http://www.noticiasdeguimaraes.com/vereador-na-camara-municipal-de-felgueiras-adjunto-na-de-guimaraes/

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Deputados do PSD na Assembleia da Republica visitam empresas de calçado de Felgueiras

Os deputados social-democratas do distrito do Porto visitam, esta tarde, empresas de calçado de Felgueiras para alertar o Governo para os problemas das PME’s.
Os deputados estão preocupados com as Pequenas e Médias Empresas do sector do calçado, no concelho de Felgueiras - um concelho que conta com mais de 550 empresas, que empregam mais de 12 500 trabalhadores.
Nesse sentido, os parlamentares têm agendada para esta tarde uma visita a várias empresas do concelho, uma visita que tem como objectivo alertar para o problema do desemprego e a falta de apoio, por parte do Governo, às Pequenas e Médias Empresas, como explicou à NFM, Adriano Rafael Moreira, um dos deputados que vai participar na visita ao concelho. O deputado explica ainda que esta tarde vão ser visitadas apenas duas ou três empresas de forma simbólica, já que os problemas são comuns a todas elas.
Depois da visita que decorrerá durante a tarde, os parlamentares vão apresentar as conclusões, na sede do PSD local e de imediato, comprometem-se a continuar a reivindicar melhores condições para os empresários de PME’s, junto do Governo.
O inicio dos trabalhos está marcado para as 14H30, na sede da câmara municipal.