quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Enfermeiros em greve – CHTS regista adesão de 95%

95% dos enfermeiros do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa estão, esta quarta-feira, em greve. O bloco operatório está mesmo encerrado, apesar de algumas pressões por parte de outros profissionais, acusa o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
Os enfermeiros iniciaram, esta manhã, uma greve de três dias, contra a proposta salarial do Ministério da Saúde, uma greve que, segundo o Sindicato, está a ter uma grande adesão um pouco por todo o país. A região do Vale do Sousa e do Baixo Tâmega não fogem à regra e, segundo Fátima Monteiro, do Sindicatos dos Enfermeiros, a adesão no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa ronda os 95% e um pouco por toda a região há centros de saúde sem nenhum enfermeiro a trabalhar.
A sindicalista recorda que esta greve surge para mostrar ao governo o descontentamento dos enfermeiros que contestam a última proposta salarial do Ministério da Saúde.

Assim ao longo de três dias, os enfermeiros vão estar em greve com um vasto conjunto de iniciativas agendadas para os próximos dias… Caso o ministério da Saúde não recue, os sindicatos prometem continuar a luta.
Os enfermeiros prometem cumprir os serviços mínimos e garantem que a greve que hoje se inicia não vai colocar ninguém em risco de vida.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Felgueiras nas escutas de Pinto da Costa

Porque é que o Felgueiras acabou?


Gás natural chega a Felgueiras

Em Felgueiras assinala-se, esta quinta-feira, a chegada do Gás natural ao concelho.
A cerimónia, que se vai realizar no edifício dos Paços do Concelho, está marcada para as 17H30 e vai ser seguida de um workshop.
A iniciativa é aberta a toda a comunidade.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bombeiro de Felgueiras em missão no Haiti

Nas operações de socorro no Haiti está um bombeiro da corporação de Felgueiras que integra a equipa de ajuda humanitária portuguesa que se encontra naquele país desde sábado passado, após o sismo que matou, segundo o balanço mais recente, 75 mil pessoas.

Instalados em tendas no aeroporto internacional de Toussant Louvertur, ao lado dos israelistas e perto da equipa de Porto Rico, este jovem felgueirense e toda a equipa portuguesa não têm mãos a medir depois da tragédia que assolou aquele território.

Ouvido pela NFM, o comandante dos Bombeiros de Felgueiras, Júlio Pereira, vê com enorme orgulho a participação de um homem da corporação numa das maiores operações humanitárias de sempre.“Para nós é um motivo de orgulho, apesar de, e importa realçar, estar na missão na qualidade de canarinho. Contudo é uma grande satisfação, termos um representante da nossa corporação a integrar a missão portuguesa no Haiti”, revela Júlio Pereira, referindo ainda que, apesar da pouca disponibilidade, sempre que pode Vânio Sousa empresta todo o apoio à corporação de Felgueiras. “Dentro da sua disponibilidade, já que o tempo que estes homens têm para dedicar ao voluntariado, o Vânio cá está, vai cumprindo os seus serviços e correspondendo como qualquer bombeiro voluntário”, frisou.

As equipas portuguesas de ajuda humanitária que estão no Haiti começam hoje a trabalhar no Hospital da Universidade de Miami, instalado no aeroporto de Port-au-Prince, onde estão dezenas de vítimas do sismo de há uma semana.

Quatro dias após terem chegado ao Haiti, os técnicos do INEM e da AMI vão dar apoio naquele hospital de campanha que a responsável pela equipa da emergência médica, Fátima Rato, considera ser um «cenário dantesco».

Fonte: NFM

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Empresas de calçado estreiam nova estratégia na Bread & Butter

Várias empresas portuguesas de calçado marcam presença, a partir de quarta-feira, na Bread &Butter, em, Berlim, na Alemanha. De Felgueiras, vão participar duas, a Calafe e a Calçado Pedreira.

Com a presença na mais prestigiada feira de moda do mundo, que arranca na quarta-feira, a indústria portuguesa de calçado inicia uma nova estratégia de promoção externa, marcada por um crescente investimento em feiras de moda.

Segundo a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado (APICCAPS), «a grande aposta recairá na presença em feiras de nicho como a Bread & Butter, com o objectivo de alargar horizontes a novos segmentos de mercado que apresentam um potencial de crescimento muito interessante».

Marcas portuguesas de calçado como Eject Black, e Nobrand, de Felgueiras, ou Fly London, de Guimarães, e Harlot, de S. João da Madeira, vão apresentar a sua colecção Outono/Inverno 2010-11 na mais prestigiada feira de moda do mundo, que conta com 650 expositores, dos quais 120 são de calçado.

Fonte: Rádio NFM

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa apresenta o menor tempo de espera em cirurgia no Norte do país

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa apresenta o menor tempo de espera do norte de Portugal, em termos de cirurgia.

Os últimos dados disponibilizados pela ARS – Norte dão conta que o centro hospitalar, através dos seus hospitais em Penafiel e Amarante, é a única instituição do norte em que nenhum doente ultrapassa o tempo máximo de espera ao nível das cirurgias normais, prioritárias e muito prioritárias. O centro apresenta uma taxa de 100% dos doentes intervencionados dentro dos tempos aceitáveis, sendo que o Norte apresenta uma média de 87% nas cirurgias normais, 73% nas prioritárias e 61% nas muito prioritárias.

Em declarações à NFM, José Alberto Marques, director do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, diz-se satisfeito com estes números, que são fruto do bom trabalho realizados nas duas unidades hospitalares.

Ao nível das listas de espera, o CHTS registava no final do ano passado, uma mediana de tempo de espera de 1,5 mês, mas há especialidades cujo tempo é ainda mais curto, como é o caso de ginecologia ou oftalmologia, cuja mediana de tempo de espera por uma cirurgia pode não ultrapassar um mês.

Ainda segundo o responsável estes são números que o centro pretende manter no futuro de forma a dar aos doentes do Vale do Sousa e Baixo Tâmega a resposta adequada aos seus problemas de saúde.

Fonte: Rádio NFM

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

GNR de Felgueiras deteve três indivíduos suspeitos de traficarem droga junto a uma escola

O destacamento da GNR de Felgueiras deteve ontem três indivíduos suspeitos de traficarem droga junto a uma escola do concelho.
No âmbito da mesma operação, foram identificados outros três indivíduos por consumo de haxixe.
Segundo a GNR, em comunicado, “foi aprendido estupefaciente que daria para cerca de 150 doses de haxixe para consumo, apreendido um motociclo onde se encontrava ocultado uma parte do estupefaciente, 2 telemóveis, vários materiais utilizados para o corte e embalagem e uma quantia significativa de dinheiro”.
As apreensões resultaram da abordagem dos indivíduos na via pública, em frente a um estabelecimento de formação e ensino em Felgueiras, onde, segundo a GNR, faziam habitualmente a venda e o consumo da droga.
Dois dos detidos vão ser presentes esta manhã ao Tribunal de Felgueiras para primeiro interrogatório judicial e um terceiro foi libertado sob Termo de Identidade e Residência, após ter sido constituído arguido.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PSD exige apoio do Governo às PME’s do calçado, sector que só em Felgueiras emprega 12.500 pessoas

Os deputados do PSD, eleitos pelo Porto, estão a preparar uma visita, ainda este mês, ao concelho de Felgueiras, nomeadamente a empresas de produção de calçado, que enfrentam uma das maiores crises no sector. Os parlamentares estão preocupados com o futuro daquelas empresas de um sector que ainda é o maior empregador do concelho. No mês passado, os deputados entregaram no Parlamento um requerimento onde pedem ao Governo que cumpra o prometido durante a campanha eleitoral, no apoio às PME’s. “O que aconteceu é que o país foi confrontado com uma política voltada para as grandes empresas. Na imprensa, tem sido divulgadas notícias que dão conta de apoios avultados a empresa como a Investvar, mas o que é certo é que o Governo continua a esquecer-se das PME’s. Por exemplo, no concelho de Felgueiras onde existem 550 empresas com sérias dificuldades para as quais o governo não está a pensar qualquer plano. Por isso, achamos que é urgente chamar a atenção do governo para essa situação, para essa realidade”, explicou Adriano Rafael Moreira, deputado do PSD na Assembleia da República, que revela que ainda este mês os parlamentares do distrito vão deslocar-se ao concelho de Felgueiras. “Na sequência dessa visita pretendemos tornar pública a necessidade do governo olhar parta esta realidade e que tome medidas o mais rapidamente possível”, concluiu.

Fonte: NFM

Rota do Românico ganha prémio na BTL

A Rota do Românico do Vale do Sousa foi galardoada com o maior prémio nacional atribuído pelo sector do turismo.
A cerimónia de atribuição dos Prémios Turismo de Portugal decorreu, ontem, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, no âmbito da BTL, que decorre até domingo.
A Rota do Românico venceu o Prémio Turismo de Portugal na categoria “Requalificação de Projecto Público”, destinado a reconhecer intervenções de natureza material, realizadas por entidades públicas, que contribuam de forma significativa para a qualificação da oferta e para o reforço da atractividade do destino, no âmbito de um ou vários produtos turísticos estratégicos.
Na cerimónia de entrega do galardão, presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, estiveram presentes, entre outros representantes da região, Rosário Correia Machado, directora da Rota do Românico, e Alberto Santos, na qualidade de presidente da entidade gestora deste projecto, a VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa.
Alberto Santos destacou o importante papel que a Rota do Românico, enquanto projecto turístico-cultural assente na valorização do património, tem vindo a desenvolver, desde 1998, em prol do desenvolvimento sustentado do Vale do Sousa e dos seus seis municípios.
A quinta edição dos prémios foi a mais concorrida de sempre. Candidataram-se 192 projectos (a maioria na área de eventos), mais 45 por cento do que em 2008.
Recorde-se que os seis concelhos da Rota do Românico do Vale do Sousa estão presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorrer até domingo, através do espaço do Porto e Norte Portugal, onde estão representados 82 municípios.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Autarcas servidos pela A41 e A42 pediram audiência urgente ao Governo para discutir eventual introdução de portagens

Os autarcas de sete municípios pediram uma audiência urgente ao ministro das Obras Públicas, para lhe manifestarem a sua oposição à eventual introdução de portagens nas auto-estradas 41 e 42, principais vias de ligação do Vale do Sousa ao litoral. A decisão foi tomada em reunião realizada ontem na Câmara da Maia em que se fizeram representar, além da autarquia anfitriã, as de Valongo, Matosinhos, Paredes, Lousada, Paços de Ferreira e Felgueiras. O autarca de Paredes, Celso Ferreira, avança uma das principais decisões tomadas ontem. “O que decidimos foi solicitar uma audiência ao Ministro das Obras Públicas para lhe mostrarmos as razões que temos para a não colocação de portagens nestas scuts”, disse, sublinhando que o estudo elaborado pelo Governo para sustentar a introdução de portagens está cheio de imperfeições. “O estudo que foi divulgado, há dois anos, tem várias imperfeições, nomeadamente no que diz respeito ao concelho de Paredes, o estudo diz que estas auto-estradas não atravessam o concelho, o que mostra desconhecimento. Por isso, vamos defender cada um seu território, mas em conjunto pedir para que não sejam feitas injustiças para com estas pessoas”, explicou.