quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Fátima Felgueiras não renunciou ao mandato

Ao contrário do que havia garantido na noite eleitoral, Fátima Felgueiras não renunciou ao mandato na vereação, optando por requerer a suspensão.
No final da cerimónia de tomada de posse, ontem à tarde, Fátima Felgueiras não excluiu um regresso ao executivo, desta vez, na oposição. “Neste momento apenas suspendi as minhas funções e farei a minha avaliação com todos os eleitos, garantindo-lhes que não viro costas, como nunca virei costas nem a Felgueiras, nem a todos aqueles que trabalham com Felgueiras”, disse.
O novo presidente do executivo, Inácio Ribeiro, empossado, ontem à tarde, numa cerimónia nos Paços do Concelho, reiterou as prioridades para o próximo mandato, prioridades assentes no apoio às famílias. “As minhas prioridades serão seguramente as famílias e a resolução dos seus problemas, para que possamos desenvolver e criar condições de melhor qualidade de vida em Felgueiras”, frisou, realçando ainda que, apesar das dificuldades, não tem medo dos desafios. “Os tempos são sempre difíceis, nós sabemos que a mudança é uma constante e que os tempos só são difíceis para quem tem medo e receio dos desafios”, lembrou.
Quem promete estar atento à governação do novo executivo municipal liderada pelo Social-democrata Inácio Ribeiro é o único vereador eleito pelo Partido Socialista. Eduardo Bragança promete uma oposição séria e credível e espera que Inácio Ribeiro cumpra as promessas eleitorais. “O papel do PS será um papel de grande responsabilidade, farei uma oposição séria e de grande responsabilidade. Espero que as promessas sejam cumpridas, já que nestes últimos dias, daquilo que tenho ouvido, por parte do agora presidente, parece-me haver um lapso de memória, em relação ao que prometeu na campanha. Espero que seja apenas um lapso de memória”, alertou.
Ontem à tarde tomaram ainda posse, para além dos quatro vereadores eleitos pela coligação, dos dois do MSP, e do do PS, 65 deputados municipais. Paulo Rebelo foi eleito presidente da AM, com 39 votos.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Doente de Felgueiras espera há quase 2 anos por consulta de otorrino

Um utente do Centro de Saúde de Felgueiras está à espera desde Janeiro de 2008 por uma consulta no serviço de otorrinolaringologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel.
Carlos Soares, pai de um menino de 10 anos que sofre de hemorragias nasais frequentes, não compreende tão longa espera e mais do que isso a alegada descoordenação entre os serviços do Centro de Saúde e os da unidade hospitalar de Penafiel.
É que desde o envio do P1, por via electrónica, do médico de família para o hospital, e ao fim de 631 dias de espera, Carlos Soares soube agora junto do hospital que o pedido de consulta foi devolvido ao centro de saúde em Fevereiro desde ano para efeitos de regularização. “Desde Janeiro de 2008 que andaram a brincar com a saúde de uma criança de 10 anos”, desabafa Carlos Soares.
Segundo conseguimos apurar, na origem do problema terá estado uma falha informática que manteve o utente em lista de espera, apesar de o hospital ter devolvido o pedido de consulta ao Centro de Saúde, a quem cabe agora regularizar o P1 e remeter, de novo, aos serviços hospitalares. Ao que tudo indica o processo esteve parado durante os últimos 8 meses até ao dia 14 de Outubro, quando o utente se deslocou ao Centro de Saúde e ao hospital de Penafiel para esclarecer a demora.
Contactada pela NFM, fonte do gabinete de comunicação do hospital de Penafiel confirmou a devolução do P1 desconhecendo os procedimentos seguidos posteriormente pelo Centro de Saúde de Felgueiras. Naquela unidade, o coordenador dos serviços Moreira de Sousa afirmou desconhecer o processo em causa, sugerindo que nestes casos os utentes procurem explicações junto do Centro de Saúde.

Fonte: Rádio NFM

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Farta de injustiças!

A vida dá voltas e voltas e sempre à volta do mesmo... sempre a causar mau-estar a quem vive cada momento intensamente, a quem dá tudo de si pelos outros e os outros não conseguem percber isso e só sabem magoar. Apercebi-me disso há dias, quando alguém próximo me dizia que estava farto, farto de dar sem receber, farto de injustiças contra si, farto mesmo de viver. A razão era muito simples, nos últimos tempos, os amigos deixaram de o ser, para se virarem apenas para o seu umbigo e para quem lhes poderia dar, aparentemente, mais. E isso fez-me pensar....
É mesmo verdade, se olharmos para o mundo que nos rodeia, não podemos dizer que temos amigos, porque a qualquer momentos esses amigos magoam-nos, atraiçoam-nos e ainda se acham os donos da verdade e do mundo.
Por isso, neste dia em que até o céu é cinzento convido todos a pensar e a olhar para os seus amigos e ver se realmente têm sido verdadeiramente amigos, ou se, pelo contrário, são como os amigos da minha amiga que só querem receber e na altura de dar, há que dar a quem lhe pode assegurar um futuro e uma vida melhor!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Alimentação

O tema escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) para assinalar a data é "Alcançar a Segurança Alimentar em Época de Crise”, com o objectivo de estimular uma reflexão sobre o quadro actual da insegurança alimentar mundial.
Cada vez mais no mundo actual se fala na necessidade de se ter uma boa alimentação, não só e apenas por questões estéticas, mas, cada vez mais, por questões de saúde.
Assim, neste dia mundial da Alimentação, a NFM falou com a nutricionista Sandra Peixoto que diz que em Portugal se come cada vez melhor, mas há ainda muitos erros a corrigir. “O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, mas há muitas pessoas que não a tomam, também é importante fazer várias refeições durante o dia e não se ficar apenas pelas três principais. A par disso, devem comer-se três a cinco peças de fruta por dia”, disse, acrescentando que as ementas diárias devem ser variadas e que há uma coisa que nunca deve faltar ao almoço e ao jantar – o prato da sopa, no inicio de cada refeição. “ A sopa é muito importante e por muitas razões, mas as principais é que para além de não ser um prato calórico, ajuda no bom funcionamento do organismo”, acrescentou.
Neste dia Mundial da Alimentação, Sandra Peixoto diz ainda que a par da preocupação com o que se come, “há também que existir um grande cuidado com a forma como se confeccionam os alimentos, já que há muitas doenças que podem ser passadas para os alimentos na fase da confecção dos mesmos”, frisou.
Neste dia mundial da Alimentação, importa recordar que o número pessoas que passa fome é segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação de 1 bilião em todo o mundo.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Auditoria às contas da câmara vai ser a primeira medida da nova gestão PSD em Felgueiras

A primeira medida do novo executivo municipal em Felgueiras, liderado pelo PSD, vai ser pedir uma "rigorosa" auditoria às contas da autarquia até agora dirigida por Fátima Felgueiras, adiantou hoje à Lusa o líder da concelhia, João Sousa.
"Queremos saber, com todo o rigor, a situação financeira da câmara para, a partir dos resultados, ajustarmos o trabalho que nos propomos realizar", acrescentou o líder social-democrata.
O PSD, no quadro de uma coligação com o CDS, conquistou a 11 de Outubro, com maioria absoluta, a presidência da Câmara de Felgueiras, o que aconteceu pela primeira vez, derrotando Fátima Felgueiras, que liderava a autarquia desde 1995.

Fonte: Lusa

Inácio Ribeiro avança em "Espírito de Missão"

Inácio Ribeiro, que sucede a Fátima Felgueiras na presidência da Câmara de Felgueiras, afirma que avança em “espírito de missão” para a governação do município e que a primeira medida que tomará após a tomada de posse será “reposicionar a lógica de governação”.
Um dia depois das eleições, o vencedor das Autárquicas em Felgueiras, da coligação de direita “Nova Esperança”, afirmou à NFM que está empenhado em concretizar com serenidade uma viragem na política autárquica local.
Inácio confessa que ficou impressionado com a festa que nasceu nas ruas após a vitória da coligação e garante que sempre esteve seguro da vitória. O novo presidente de câmara de Felgueiras acrescenta ainda que, durante o seu mandato, a acção estará virada para as famílias, como de resto previa o seu programa eleitoral.
Inácio Ribeiro, economista de 43 anos, assume a Câmara Municipal de Felgueiras, pondo fim à era Fátima Felgueiras que governava o município desde 1995.

Fonte: NFM

Empreiteiro de Felgueiras lesa fisco em 2 milhões

Um empresário da construção civil de Felgueiras, de 39 anos, é o principal arguido da rede de falsas empresas que durante mais de uma década lesou o Estado em mais de dois milhões de euros de receita tributária - IVA e IRC.
Segundo Dantas Mendes, director da PJ de Braga, os crimes de fraude fiscal foram detectados há quase quatro anos pelas Finanças do Porto, tendo a investigação durado aproximadamente quatro anos.
A demora nas investigações ficou a dever-se ao complexo esquema fraudulento montado pelo construtor civil, que desde 1997 se vinha dedicando à constituição de sociedades fictícias, todas da mesma área de actividade económica, através das quais mantinha um esquema de facturação cruzada.
As 12 empresas satélites simulavam negócios de prestação de serviços à empresa-mãe, o que permitia ocultar os valores efectivamente recebidos e desviar importantes receitas tributárias ao fisco.
A PJ concluiu o inquérito e constituiu 16 arguidos pela presumível prática, de forma reiterada, dos crimes de fraude fiscal e branqueamento.
De acordo com a PJ, à custa da actividade delituosa, os 16 arguidos conseguiram ainda obter elevadas vantagens patrimoniais à custa do Estado.
O principal arguido, que ficou obrigado a apresentações semanais às forças policiais na sua área de residência, contou com a colaboração dos restantes implicados, alguns dos quais familiares ou pessoas dele dependentes economicamente.
As sociedades fictícias tinham sede fiscal em Felgueiras, Esposende, Fafe e Espanha e contavam com o apoio de um técnico oficial de contas, também já constituído arguido.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Horácio Gomes no Expresso de Felgueiras

O candidato do PS à junta de freguesia de Várzea, Horácio Gomes, fala hoje da sua candidatura e da importância da mudança em Várzea. Para ler no Expresso de Felgueiras.