quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Viatura da GNR de Felgueiras abalroada por automóvel conduzido por traficante de droga

Um veículo da GNR de Felgueiras foi ontem à tarde abalroado por uma viatura conduzida por um indivíduo considerado perigoso sobre o qual pende um mandato de detenção.
Segundo fonte da GNR, tudo terá acontecido depois daquela força ter sido informada de que um indivíduo de 40 anos, natural de Lousada, sobre o qual pende um mandado de detenção de 7 anos e 3 meses de prisão por tráfico de estupefacientes, se encontrava num restaurante em Caramos – Lixa.
No local, o alegado traficante foi abordado por elementos do Núcleo de Investigação Criminal da GNR, tentando de imediato a fuga.
Já no seu automóvel, confrontado com o carro da GNR, que lhe impedia a passagem, o indivíduo avançou, abalroando o veículo dos militares.
Ainda segundo a mesma fonte, nesse momento foi iniciada uma perseguição, que acabaria alguns quilómetros mais à frente devido aos estragos causados pelo violento embate na viatura da GNR.
Aquela força policial montou um dispositivo para procurar o indivíduo.
A sua viatura foi entretanto localizada em Agilde, Celorico de Basto. No interior, encontravam-se a mulher e um filho de 12 anos do suspeito.

Na terça-feira, o Núcleo de Investigação de Amarante deteve dois indivíduos por tráfico de estupefacientes nas ruínas de Vila Boa de Quires, no Marco de Canaveses.
Os suspeitos foram abordados, pelo NIC de Amarante e Felgueiras em colaboração, tendo sido detidos dois dos três elementos que se encontravam no local, com cocaína e heroína que daria para cerca de 2000 doses individuais.
O outro suspeito, conseguiu fugir, já que se encontrava dentro de um carro. Para conseguir fugir abalroou duas viaturas da GNR que estavam a impedir a passagem.
Os outros dois, foram presentes ao Tribunal Judicial do Marco de Canaveses, tendo um dos indivíduos ficado em prisão preventiva e o outro em prisão domiciliaria…Refira-se que este último já havia sido detido pelo NIC de Felgueiras em 5 de Agosto, na posse de cerca de 2000 doses do mesmo tipo de estupefaciente.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

GNR de Felgueiras deteve dois indivíduos por suspeita de tráfico de droga

Dois indivíduos de 18 e 31 anos, residentes em Freamunde, foram detidos pelo Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento de Felgueiras por suspeita de tráfico de droga.
Segundo fonte da GNR, as detenções surgem na sequência de um processo-crime em que é investigada a venda de haxixe num café junto ao campo da feira em Freamunde, frequentado essencialmente por jovens consumidores destas drogas.
Estas últimas duas detenções, na noite de anteontem, decorrem ainda de uma outra acção efectuada há alguns meses quando foram detidos pela GNR 21 indivíduos por posse de haxixe na área de Freamunde e Paços de Ferreira.
A diligência consistiu na execução de duas buscas domiciliárias e uma busca a um estabelecimento (café), situadas na cidade de Freamunde.
Foi apreendida uma quantidade bastante significativa de haxixe, dinheiro, telemóveis e material de corte e preparação do estupefaciente.

Aventura de celoricense quase concluída

Cerca de um mês depois de iniciar, em França, uma maratona de bicicleta, Paull Motta chegou, esta quarta-feira, a Portugal, com mais de 1700 quilómetros percorridos. Sábado deverá chegar a Rego, em Celorico de Basto.
Vinte e dois depois de ter embarcado na aventura de fazer mais de 2000 quilómetros de bicicleta para angariar fundos para ajudar na construção de um centro de saúde para portadores de trissomia 21, em Romily, cidade onde vive com a mulher e cinco filhos, um dos quais com a doença, Paull Motta pisou ontem solo português.
À NFM, o corredor falava numa boa prova, com resultados muito positivos, mas, confessa, que o cansaço físico tem sido o pior inimigo nos últimos dias.
Pai de uma criança mongolóide, o atleta decidiu partir à aventura de forma a arranjar fundos para ajudar pessoas iguais ao filho e também par alertar para a necessidade de dar mais condições aos portadores de deficiência. O objectivo maior do ciclista é conseguir a construção de um centro de saúde para pessoas com deficiência mental, com capacidade para cinquenta pessoas, em Romily.
Depois de um mês na estrada, apoiado apenas por dois ciclista e um carro, Paull Motta tem a partir de agora um reforço que lhe dará uma força maior - a família juntou-se a ele, esta quarta-feira, e vai acompanhá-lo até Rego, freguesia natal, onde espera chegar a meio da tarde do próximo sábado.
Ao todo serão cerca de 2000 quilómetros que Paull Motta vai percorrer até sábado, uma maratona entre França e Portugal, numa campanha solidária com o objectivo de angariar fundos para pessoas portadoras de deficiência.

Fonte: Rádio NFM, 89.2

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Câmara de Felgueiras promove sessão de esclarecimento para comerciantes e empresários da restauração

A câmara municipal de Felgueiras promove esta quarta-feira uma sessão de esclarecimento sobre as candidaturas à iniciativa MERCA – estratégias de Eficiência colectiva reconhecida como acções de regeneração e desenvolvimento urbano - que prevê mais incentivos para a requalificação do comércio local.
Trata-se de mais uma iniciativa da câmara municipal, no âmbito da aprovação do Programa de Acção da Parceria para a Regeneração Urbana da cidade de Felgueiras, que criou mais uma oportunidade de incentivos para as empresas locais dos sectores do comércio, serviços e restauração.
O prazo de candidatura está aberto até 30 de Setembro. O limite máximo de despesa elegível por candidatura é de 300 mil euros.
Os projectos candidatos deverão promover a inovação no tecido empresarial das PME dos sectores do comércio, dos serviços e da restauração, através da inovação produtiva, requalificação e modernização das actividades económicas dos estabelecimentos localizados em áreas abrangidas por Estratégias de Eficiência Colectiva reconhecidas como Acções de Regeneração e Desenvolvimento Urbanos (ARDU).
Os comerciantes que queiram conhecer um pouco melhor o programa podem faze-lo esta tarde, numa sessão de esclarecimento para o efeito que terá lugar no salão de reuniões dos Paços do Concelho, às 17H00, uma reunião que vai contar com a presença de Carlos Duarte, da comissão directiva a ON.2 – o Novo Norte.

domingo, 9 de agosto de 2009

Fàtima Felgueiras apresenta candidatura

Educação, saúde e problemas sociais e económicos no topo das prioridades da candidata














Foi em apoteose e perante centenas de felgueirenses que, esta noite, Fátima Felgueiras apresentou a sua recandidatura à camara municipal. Numa apresentação, cujo o ambiente e o cenário, mais pareciam de comício, com holofotes e musica ao vivo, pelas vozes de Rui Drumond e David, jovens que participaram no programa da RTP, Operação Triunfo, Fátima Felgueiras aproveitou a oportunidade para falar do futuro, do presente e do passado, enquanto autarca e cidadã de Felgueiras.
Do trabalho realizado no mandato que agora termina, Felgueiras destacou como obras principais os Centros Escolares, quinze, que, segundo a autarca e candidata pelo Movimento Sempre Presente (MSP), entrarão em funcionamento já em Setembro, e também os acessos por autoestrada ao concelho, via que estava bloqueada no mandato anterior e que foi retomada e terminada durante este mandato.
No futuro, e a ser eleita, Fátima Felgueiras compromete-se continuar o trabalho efectuado até agora, com especial atenção para as questões sociais e económicas. Apesar de um pouco por todo o país, o desemprego aumentar a cada dia, a candidata do MSP, recordou Felgueiras está a inverter a tendência e tem vindo a diminuir a taxa de desemprego no concelho. De resto, este é um dos problemas a que promete estar atenta.
No que respeita à Saúde, Fátima Felgueiras compromete-se continuar a reivindicar a passagem do Hospital da Misericórdia a hospital público, de forma a que os felgueirenses não tenham que se deslocar para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa ou para o Centro Hospitalar do Ave.
No seu discurso de apresentação, houve ainda tempo para criticar os seus adversários que, segundo ela, "só lutam pelos seus interesses pessoais, deixando de lado os verdadeiros interesses dos felgueirenses e da política".
Questionada sobre se haverá mexidas na lista à câmara, Felgueiras pouco adiantou, dizendo apenas que "em equipa que ganha, não se mexe", rementendo o assunto para dia 17 de Agosto, data em que será apresentada a lista ao tribunal, salientando o facto de, desta vez, o MSP apresentar candidatura a algumas Assembleias de Freguesia.
Apesar de ter feito uma das apresentações mais ostentatórias do concelho, com recurso a multimédia e mupis que enchiam todo o jardim da cidade, Fátima Felgueiras revela que "vai fazer uma campanha simples" porque tem noção "dos problemas que o país e o concelho atravessam, não fazendo sentido gastar muito numa campanha".

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fátima Felgueiras apresenta candidatura no próximo sábado

Fátima Felgueiras apresenta oficialmente a sua recandidatura à câmara municipal de Felgueiras, no próximo sábado à noite, no jardim municipal, no centro da cidade.

Depois de ter sido absolvida de um dos processos em que está envolvida, o do Futebol Clube de Felgueiras, na semana passada, Fátima Felgueiras apresenta agora a sua candidatura, pelo Movimento Sempre Presente, movimento pelo qual foi eleita em 2005, altura em que regressou do Brasil, onde esteve refugiada desde Maio de 2003.
A candidatura de Fátima Felgueiras às eleições de Outubro tem como mandatário, Júlio Faria, ex-presidente da câmara e da Assembleia Municipal de Felgueiras.
Ao contrário do que aconteceu em 2005, em que o Movimento Sempre Presente se candidatou apenas à câmara e à Assembleia Municipal, nestas eleições concorre também às Assembleias de Freguesia.
A apresentação da candidatura de Fátima Felgueiras à câmara de Felgueiras está marcada para as 21H30, do próximo sábado, em frente aos paços do concelho…

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Jovem de 20 anos detido por tráfico de droga em Felgueiras

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Felgueiras deteve, na noite de ontem, um jovem de 20 anos por tráfico de estupefacientes.
Em comunicado, a GNR explica que o jovem já estava referenciado pelas autoridades como estando ligado ao tráfico de droga.
O indivíduo foi abordado na via pública, onde lhe foi apreendido 13,5 gramas de haxixe, o equivalente a 67,5 doses individuais.
O núcleo de investigação criminal de Felgueiras fez ainda uma busca à residência do jovem, onde foram encontradas mais 72,5 doses de haxixe.
O sujeito foi presente a tribunal esta manhã.

Tourada solidária a favor de uma criança com paralisia cerebral pode acabar no tribunal

Uma tourada solidária a favor de uma criança com paralisia cerebral, residente em Felgueiras, ainda pode acabar no tribunal.
O pai de Tozé, menino de 5 anos, vai apresentar uma queixa-crime contra o organizador do evento taurino por alegada burla. A família não viu um tostão das receitas da tourada e ainda ficou sem quase dois mil euros.
O pai, Alexandre Pereira, conta que depois de ter ido à televisão pedir ajuda foi contactado por João Oliveira, empresário, que se ofereceu para promover o evento solidário.
No dia 5 do mês passado, a praça de touros montou-se em Vizela, mas no final, a família não recebeu qualquer verba das receitas.
A família não só não recebeu qualquer ajuda para os tratamentos do menino, como ainda por cima ficou sem quase 2000 euros, dinheiro que adiantou ao empresário sob pena de cancelar a corrida.
Alexandre Pereira sente-se burlado e quer avançar com uma queixa-crime contra o alegado empresário tauromáquico. O pai só está à espera de conseguir juntar ao processo mais lesados, nomeadamente restaurantes, tipografia e outras casas comerciais que deram donativos para a confecção de camisolas com a fotografia de Tozé e que nunca chegaram a aparecer.
O menino, de 5 anos, nasceu com paralisia cerebral que o impede de andar e é acompanhado por um médico cubano, com consultório em Guimarães. Cada sessão de fisioterapia custa 30 euros e tozé realiza uma sessão por dia. Muito dinheiro para a família Pereira.
A NFM tentou também contactar o empresário, João Oliveira, mas tem estado incontactável.

Fonte: Rádio NFM, 89.2

Scuts poderão não ser portajadas devido às eleições e à crise

As portagens nas SCUT vão ser reavaliadas e poderão mesmo cair. Pelo menos é o que revela Ana Paula Vitorino, actual secretária de Estado dos Transportes, que se justifica com crise e eleições.
Em entrevista ao Jornal de Noticias, a governante admite uma reavaliação do processo, nomeadamente no que diz respeito à Scut do Grande Porto, cujo um estudo incluía nas que deveriam ser portajadas.
Nesse estudo foram tidos em conta indicadores como o PIB per capita e o Índice de Poder de Compra Concelhio que hoje estarão já desactualizados, por isso, Ana Paula Vitorino fala na necessidade de reavaliar o processo e lembra que tem havido uma alteração profunda em termos económicas e que, portanto, faz todo o sentido que no inicio de um novo ciclo politico essa matéria seja revista.
Para além disso, a governante recorda ainda que outro factor que implica a reavaliação do processo é o facto de se ter registado um aumento de utilizadores de transportes públicos, não tendo sido necessária a introdução de portagens nas SCUT. Situação que leva a que não se tenha que, eventualmente, penalizar tanto o transporte individual.
Ana Paula Vitorino diz que a reavaliação da introdução de portagens é extensível a todas as scut.
Caso na reavaliação do processo, se decida portajar algum troço das chamadas scuts, Ana Paula Vitorino é clara e diz que não devem haver compensações para as populações….

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Felgueiras não elege mais vereadores

Felgueiras não vai eleger mais vereadores nas próximas eleições.
Segundo o mais recente recenseamento eleitoral, terminado a 14 de Julho, a actualização dos cadernos eleitorais fez com que Felgueiras ficasse de fora das 16 autarquias eleger mais dois vereadores. Felgueiras ficou de fora por 45 eleitores.
Nas eleições de 11 de Outubro, 16 câmaras vão eleger mais dois vereadores. Das 22 câmaras que, pelos registos de Dezembro de 2008, poderiam subir ao escalão seguinte, seis ficaram abaixo da "linha de água"…foi o caso de Felgueiras.
Os executivos municipais de Castelo Branco, Leiria e Faro vão ser premiados nas próximas eleições autárquicas com mais dois mandatos. A estas três autarquias juntam-se outras 13, de menor dimensão, mas que elegem também dois vereadores. Ao todo serão 32 novos membros nos órgãos executivos do Poder Local.
Das oito autarquias que vão manter o número de vereadores, quatro ficaram de fora por um número pequeno de eleitores. É o caso de Felgueiras que fica de fora por 45 eleitores, Setubal, Murtosa e Vila Franca do Campo.
Este reforço de mandatos vai ser particularmente disputados nas capitais de distrito, onde PS e PSD apresentam pesos-pesados, existindo ainda, em alguns casos, a concorrência de independentes com probabilidade de eleição.

Caixa de Crédito Agrícola de Felgueiras investigada no âmbito do processo do futebol do Felgueiras

Os juízes do Tribunal de Felgueiras mandaram para o Ministério Público um conjunto de documentos do chamado "processo do futebol" por suspeitas de crime de falsificação.
Segundo a edição desta manhã do Jornal de Notícias, os papéis em causa foram juntos ao processo por um funcionário da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Felgueiras, de nome Artur Faria, e referem-se a diversas cartas datadas de 1994 e alegadamente assinadas por dirigentes daquela instituição dirigidas a administradores e clientes. Os assuntos são, em especial, dívidas da Câmara de Felgueiras e do F. C. Felgueiras.
O alerta sobre a suposta falsidade de seis cartas foi dado aos juízes por um dos dez arguidos que, a par de Fátima Felgueiras, acabaram absolvidos de todas as acusações, na semana passada.
Fernando Lima, industrial do calçado que em tempos foi dirigente da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Felgueiras e também do F. C. Felgueiras, garantiu apenas ter iniciado o exercício de funções como dirigente naquela instituição de crédito a partir de Janeiro de 1995. No entanto, algumas das cartas estão datadas de Setembro de 1994.
Recorde-se que na altura, vários dirigentes da Caixa de crédito agrícola de Felgueiras eram ao mesmo tempo dirigentes do clube de futebol, tendo sido detectados casos de concessão de crédito e de elevados saldos de contas a descoberto, que obrigaram à intervenção da Caixa Central do Crédito Agrícola. Chegaram a ser emprestados 1,5 milhões de euros sem garantias e o saldo negativo de conta à ordem atingiu os 500 mil euros.
Ainda segundo o JN, os documentos não foram valorados pelos juízes como prova credível, atendendo às suspeitas de falsidade. O Ministério Publico deverá agora investigar eventuais crimes de falsificação. No entanto, a ser verdade este caso, por remontar aos anos de 1994/95, pode verifica-se os ilícitos estarem prescritos.