quinta-feira, 30 de julho de 2009

Fátima Felgueiras absolvida por falta de provas

Fátima Felgueiras foi absolvida pelo Tribunal de Felgueiras de acusações por sete crimes de participação económica em negócio e um de abuso de poder.
Falta de provas quanto a desvios de vários subsídios e contratos programa de 2.8 milhões de euros da Câmara local ao entretanto extinto clube daquela localidade para cobertura de despesas em competições profissionais de futebol são as razões ditadas pela presidente do colectivo de juízes, Ana Neto, para justificar a absolvição.
A leitura do acórdão no Tribunal de Felgueiras está prestes a terminar.

ESTGF solidária com Cabo Verde

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, ESTGF, doou uma biblioteca itinerante a Cabo Verde.
Sob o lema “ler é partilhar”, esta é já a segunda iniciativa do género levada a cabo pela escola, sendo que a primeira teve como destino S. Tomé e Príncipe.
A ideia da promoção da acção, realizada em conjunto com a Associação para o Desenvolvimento da freguesia de Margaride, junto das escolas do concelho, surgiu pelo facto de a escola ser frequentada por muitos alunos dos PALOP’S. Em declarações à NFM, Luís Costa Lima, director da ESTGF, explicou que com a doação da biblioteca Itinerante, a escola pretende promover a língua portuguesa e o gosto pela leitura. "Como temos muitos alunos, oriundos destes países, pensamos que esta seria uma forma de promovermos a nossa língua e o gosto pela leitura nestes países", disse.
Ao todo seguem viagem, em Setembro, para Cabo Verde, 2500 livros e uma carrinha equipada para actividades de leitura e de animação, o que demonstra que os felgueirenses continuam a ser solidários.Luís Costa Lima diz ainda que a solidariedade é visível no número elevado de livros doados, um número que permitiu à escola armazenar alguns dos exemplares que já não cabiam na carrinha e que deverão ser usados em próximas acções do género a realizar noutros países.

Fonte: Rádio NFM

Fátima Felgueiras conhece hoje sentença do denominado processo do futebol

Fátima Felgueiras e outros nove arguidos conhecem, esta manhã, a sentença do conhecido processo do futebol de Felgueiras.
Nas alegações finais do Ministério Público (MP), o procurador Pinto Bronze pediu ao Colectivo uma pena de quatro anos de prisão para a presidente da Câmara de Felgueiras por irregularidades na atribuição de subsídios ao clube da terra. O procurador considerou provado, em audiência, que parte dos 2,8 milhões de euros atribuídos pela câmara ao clube, entre 1995 e 2002, se destinava a pagar despesas com a equipa profissional do Futebol Clube de Felgueiras (FCF).
Nas alegações finais os advogados dos nove arguidos, defenderam a absolvição dos seus constituintes.
O advogado de Fátima Felgueiras, Artur Marques, recorde-se pediu a absolvição completa da autarca, alegando ser inconstitucional a lei em que se baseou parte da acusação do Ministério Público.A leitura da sentença está marcada para as 10h00, no tribunal de Felgueiras.

terça-feira, 28 de julho de 2009

CTT da Longra assaltado

Uma onda de assalto está a varrer o concelho de Felgueiras.
Esta manhã foi assaltada a dependência do CTT da Longra. A GNR de Felgueiras confirmou o assalto, mas para já não é conhecido o montante roubado.
Já ontem de madrugada, foi assaltada a dependência do BPN da Serrinha, na Lixa, por um grupo de indivíduos, que rebentaram com a porta principal do banco para chegar à traseira da máquina de onde retiraram as duas gavetas da ATM.
o alarme do BPN soou, cerca das 3H00 da madrugada, quando os indivíduos partiram o vidro da porta de entrada da dependência. Ao que tudo indicam, os assaltantes tinham o objectivo roubar o dinheiro que tinha sido depositado durante o fim-de-semana naquela ATM.
Dentro do banco, os indivíduos acederam às traseiras da máquina, arrombando a porta da retaguarda da ATM. Aí, furtaram as duas gavetas.
Os assaltantes, que agiram rapidamente, terão abandonado os dois cofres, depois de os terem aberto, enquanto fugiam do local.
O banco não revelou a quantia furtada pelo grupo, mas pelo que foi possível apurar as caixas continham cheques e dinheiro
Entretanto, uma patrulha da GNR já se dirigia para o banco, mas à chegada o grupo já tinha fugido do local. Os militares recuperaram as duas gavetas de depósito vazias, perto do banco.
Ontem, as autoridades prosseguiam as investigações.

Idosa burlada em Felgueiras

É mais um conto do vigário. Na Lixa, no concelho de Felgueiras, uma idosa foi burlada por um indivíduo que se fez passar por seu sobrinho e a convenceu a entregar-lhe 1400 euros.
Segundo a edição desta terça-feira do Correio da manhã, o indivíduo foi a casa da idosa, de 67 anos, disse que era seu sobrinho, emigrado há muitos anos.
Apesar das muitas perguntas feitas pela idosa para se certificar de que se tratava de um familiar, o indivíduo convenceu-a e disse-lhe que tinha sido assaltado no Aeroporto Sá Carneiro, onde lhe roubaram os cartões de multibanco. Para justificar o dinheiro pedido, o burlão assegurou ainda que ia abrir uma loja de electrodomésticos em Amarante e que, para isso, precisava de dois mil euros.
Foi o suficiente para a idosa lhe ter dado logo 700 euros que tinha em casa. Não ficando satisfeito com o montante, o homem insistiu e a reformada acabou por ir ao banco e levantou mais 700 euros.
Depois disto, a mulher contactou alguns familiares que lhe asseguraram não haver nenhum sobrinho emigrado.
A mulher apresentou queixa na GNR da Lixa, em Felgueiras.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Questões sociais e empresariais no topo das prioridades da candidatura do PS à câmara de Felgueiras

As questões sociais e a revitalização do tecido empresarial de Felgueiras são duas das principais prioridades de Eduardo Bragança, candidato do PS à câmara municipal.
Eduardo Bragança, que apresentou oficialmente a sua candidatura à autarquia no sábado passado, na presença de centenas de pessoas, reforçou a necessidade de mudança, para que Felgueiras possa continuar na senda do progresso.
Sob o lema “Vamos recuperar o tempo perdido”, o candidato reforçou a necessidade de políticas sociais para o município, lembrando que se trata de um dos concelhos do vale do Sousa com maior taxa de desemprego.
À NFM, explica que, a ser eleito, o bem-estar dos felgueirenses será a sua principal preocupação.
A criação de emprego e a diversificação da sua oferta são duas das prioridades da candidatura do socialista. Para além disso, Bragança salienta ainda a necessidade de requalificar e dignificar o património local, como o estádio Dr. Machado de Matos, "destruído pelo actual executivo".
A apresentação da candidatura contou com a presença de dirigentes nacionais, como Alberto Martins, líder parlamentar do PS, e de José Lello, dirigente nacional do PS.
Na ocasião, Alberto Martins reforçou a ideia de que Eduardo Bragança é a escolha certa para Felgueiras. O líder da bancada parlamentar socialista alerta que o combate do PS, em Felgueiras, "é contra aqueles que não estão do lado do progresso".
A ocasião serviu ainda para a apresentação dos candidatos às 32 freguesias do concelho.

Fonte: Rádio NFM, 89.2

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Governo isenta de portagens troço de auto-estrada A 11 entre Longra e Felgueiras

O Governo determinou hoje que não sejam cobradas portagens aos utilizadores do troço de Longra-Felgueiras.
Os Ministérios das Finanças e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações consideram que, no sublanço nó do IP 9/ nó de Longra, não é “possível distinguir, para efeitos de determinação da taxa de portagem devida, os utentes que percorrerão a totalidade do lanço daqueles que o irão abandonar no nó de Longra”, pode ler-se num despacho hoje publicado em Diário da República.Estas entidades determinam assim “a não cobrança de taxas de portagem aos utilizadores no sublanço nó de Longra-Felgueiras (EN 101), até que sejam criadas as condições técnicas necessárias para que essa cobrança seja efectuada de acordo com a distância efectivamente percorrida”.
A decisão do Governo, publicada, esta quinta-feira, em Diário da Republica, foi bem recebido pelo candidato do PS à câmara de Felgueiras, Eduardo Bragança que se tinha oposto ao aumento das portagens. O Socialista acredita que se tratou de um aproveitamento da concessionária da auto-estrada e que o "governo corrigiu o erro, muito prejudicial para os felgueirense".
Do lado do PSD, João Sousa, presidente da concelhia, fala numa medida justa e necessária, já que o aumento se tratou de uma injustiça para os felgueirenses.
"É uma decisão elementar e necessária. O aumento era brutal e não se justificava", disse.
Na altura em que a portagem no troço Felgueiras Lousada aumento de 15 cêntimos, o Movimento Sempre Presente, liderado por Fátima Felgueiras, em comunicado mostrou-se conformado com a decisão.

Fonte: NFM

Rui Pinto conquista ouro na Finlandia



>> O hino de Portugal ouviu-se ontem na Finlandia, para assinalar o momento em que Rui Pinto, atleta da União Desportiva de Várzea, recebia a medalha de ouro dos 1500 metros...

O jovem atleta da União Desportiva de Várzea alcançou ontem à tarde o ouro na final dos 1500 metros no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que está a decorrer na Finlândia. O primeiro lugar foi alcançado com a marca de três minutos 57 segundos e 47 centésimos, relegando para segundo lugar o húngaro Osclo Gregor.
A notícia foi festejada pela União Desportiva de Várzea. O presidente do clube, Joaquim Machado, não podia estar mais satisfeito com a prestação do atleta. "Recebemos a notícia com muitos festejos. É um orgulho termos um atleta destes. O Rui é fora de série", disse.
O dirigente acredita que a medalha de ouro conquistada ontem à tarde por Rui Pinto é apenas a primeira de muitas.


O jovem atleta treina-se há apenas três anos e tem tido um percurso de êxitos.
Recorde-se que o atleta felgueirense já tinha sido o melhor europeu nos mundiais de juniores que se realizaram de 8 a 12 Julho em Itália. Esta tarde conquistou a medalha de ouro na final dos 1500 metros no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), na Finlândia.



Fonte: Rádio NFM




Ora aqui está uma notícia que mostra que apesar de pequenos podemos sempre conseguir alcançar o melhor. O Rui que começou a correr por brincadeira, depois de na escola ser o melhor, é hoje campeão dos 1500 metros, no FOJE. A correr num clube pequeno, de freguesia, sem grandes apoios, o Rui, com o apoio de toda a colectividade (é certo), já chegou às "bocas do mundo" pelas melhores razões e tem tudo para ser um vencedor. Força!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Celoricense faz 2000 mil quilómetros entre França e Portugal para alertar para o problema da Trissomia 21

Cerca de 2000 quilómetros é quanto um Português vai fazer a correr numa maratona entre França e Portugal numa campanha solidária, com o objectivo de angariar fundos para pessoas portadoras de deficiência.
A aventura começa já amanhã, em Romilly, no norte de França, e vai terminar em Rego, no concelho de Celorico de Basto, se tudo correr bem a 15 de Agosto.
A NFM foi conhecer o homem que decidiu embarcar na aventura que o vai trazer a Portugal como anualmente, mas desta vez a correr e não de carro.
Paulo Mota é atleta, mas o que o move neste desafio de correr a distância que o separa do país de acolhimento até à vila natal é muito mais que o desporto. Pai de uma criança com trissomia 21, o atleta decidiu partir à aventura de forma a arranjar fundos para ajudar pessoas iguais ao filho e também para alertar para a necessidade de dar mais condições aos portadores de deficiência.
Para conseguir os objectivos principais da prova – angariação de fundos – o atleta vai tentar arranjar patrocínios por onde passar.
Vão ser 30 dias a correr, numa média diária de 65 quilómetros, uma prova que vai ser acompanhada por dois ciclistas e um automóvel.
Apesar de ter noção de que os deficientes são cada vez mais aceites na sociedade, Paulo Mota diz que ainda há muita discriminação, nomeadamente por parte das entidades oficiais que não apoiam devidamente estas pessoas. Por isso, juntamente com mais de 200 voluntários, Paulo Mota trabalha no projecto de criação de um centro de saúde para deficientes mentais, na cidade onde vive.
Paulo Mota parte para a estrada já esta quarta-feira e espera completar os dois mil quilómetros que separam Romilly, em França, de S. Bartolomeu do Rego em 30 dias.


Fonte: NFM

Felgueiras com gás natural

Felgueiras é um dos concelhos contemplados para constar no plano de investimento da EDP gás, que deverá introduzir o concelho na sua rede de gás natural até ao final do ano.
Com mais de 200 mil clientes, a EDP Gás, sub-holding do Grupo EDP vai investir, este ano, mais de 30 milhões de euros em novas infra-estruturas e Felgueiras, juntamente com Vila Verde, serão os concelhos abrangidos por este investimento.
Em comunicado, a empresa, diz que os clientes constituem um marco na actividade da empresa que é já a segunda operadora no mercado nacional e Ibérico.
Na nota pode ler-se ainda que este número foi alcançado tendo por base uma politica comercial arrojada e um forte investimento em infra-estruturas que só este ano ultrapassa os 30 milhões de euros.
Do total dos 29 concelhos incluídos na área de concessão passam a ser 25 os abastecidos com Gás Natural, estando toda área de concessão coberta em 2011, atingindo-se então os 240 mil clientes.
A empresa prevê a cobertura de toda a área com o abastecimento de gás natural em 2011, atingindo os 240.000 clientes.


Fonte: Rádio NFM

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Jovem felgueirense morre no rio Tâmega

Um jovem de Felgueiras morreu ontem afogado na praia fluvial Aurora, uma praia não vigiada de Amarante.
O jovem, Filipe Silva, de 20 anos, residente na freguesia de Aião, em Felgueiras, estava com um amigo no leito do rio quando, de repente, desapareceu. O cadáver foi resgatado ao cair da noite.
Por se tratar de uma zona do Rio Tâmega onde são feitas as captações de água, a praia nunca foi legalizada mas a Junta de Freguesia tem colocado no local, todos os anos, um vigilante para prevenir os afogamentos ou os acidentes na água, que ocorrem, em regra, com veraneantes dos concelhos vizinhos.
Aquele local do rio, com "fundões" de cerca de dez metros, causados pela extracção de areia que outrora ali teve lugar, é considerado bastante perigoso mas é costume os banhistas atravessarem o Tâmega a nado entre a praia, situada na margem direita e um penedo que serve de prancha de mergulho, localizado na margem esquerda.
Só a autópsia, a realizar segunda-feira no gabinete médico-legal de Penafiel, determinará as causas da morte.
Recorde-se que há cerca de dez anos, segundo frequentadores do local disseram hoje à Lusa e os bombeiros confirmam, teve lugar um afogamento do mesmo tipo, tendo na altura vitimado um jovem de Lousada.

Atleta da União Desportiva de Várzea melhor da Europa no Mundial de Juvenis


O atleta Rui Pinto foi nono na final dos 1500 metros do Mundial de Juvenis, em Itália, que terminou, este domingo, com o tempo de 3 minutos, 53 segundos e 34 centésimos.
O atleta da União Desportiva de Várzea, em Felgueiras, foi o melhor europeu da competição.
Refira-se ainda que de toda a comitiva portuguesa que participou neste mundial de juvenis em Brassanoni, Rui Pinto foi o único que foi à final.
Recorde-se que Rui Pinto, de 16 anos, atleta da União desportiva de Várzea, em Felgueiras, foi o escolhido para representar a selecção nacional na VI edição do Campeonato do Mundo de Juvenis depois de ter feito os mínimos necessários para participar na prova.
De resto, Rui Pinto é neste momento, campeão nacional de juvenis, tem a melhor marca da Europa e é nono a nível mundial.
O atleta regressa agora a Portugal, mas por pouco tempo já que na próxima sexta-feira parte para a Finlandia, onde vai participar no Festival Olímpico da Juventude, que se realiza de 19 a 25 de Julho.